Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 09:35:46
EM CAMPO LARGO 18º | 27º
Opinião

Grandes investimentos podem apontar um futuro melhor?

O mundo passou por uma grande turbulência e muitos países, inclusive o nosso, estão experimentando uma grande onda de inflação, alta no preço dos produtos e desemprego, infelizmente.

Grandes investimentos podem apontar um futuro melhor?

O mundo passou por uma grande turbulência e muitos países, inclusive o nosso, estão experimentando uma grande onda de inflação, alta no preço dos produtos e desemprego, infelizmente. Porém, quando vemos grandes investimentos sendo realizados, o que nos vem à mente é “será que isso aponta para um futuro melhor?”.

Investimentos feitos por grandes empresas e indústrias, setores de agronegócios e outros apontam sim para uma movimentação econômica interessante e essencial para conseguir se recuperar de uma crise intensa pela qual o país atravessa. Nesta semana, por exemplo, foram anunciados R$ 881 milhões em investimentos no Grupo Volvo, na vizinha Curitiba, que ao certo acaba favorecendo também a nossa cidade e região. A empresa tem 4,3 mil funcionários na Capital e é uma das grandes geradoras de emprego e renda da indústria paranaenses desde 1979.

Além disso, quem também anunciou investimentos na casa de R$ 100 milhões foi a Audi do Brasil, que retomará a produção no Paraná, com geração de aproximadamente 200 empregos diretos. O investimento foi aplicado na linha de montagem, que foi modernizada. Embora localizada em Curitiba, da mesma forma, acaba beneficiando campo-larguenses que podem vir a trabalhar lá. E como dizem, “investimento atrai investimento”, fazendo com que mais empresas acabem enxergando possibilidades em Curitiba e Região Metropolitana.

Neste ano, Campo Largo já teve o anúncio da criação de vagas na sede da Caterpillar, com 400 novas vagas e investimento milionário. A Incepa, da mesma forma anunciou investimentos realizados para modernização da produção e novos empregos.
Há ainda o pequeno empreendedor, que se reinventa a cada dia para conseguir suprir as demandas e atrair novos clientes. Na Agência do Trabalhador há muitas vagas publicadas por pequenos negócios que fazem total diferença na economia local.
Embora seja exigida a qualificação ou experiência na área, muitos dos candidatos veem nos cursos profissionalizantes gratuitos a oportunidade de conhecer uma nova área e sair do desemprego ou encontrar um trabalho mais rentável ou com mais benefícios do que a empresa anterior. Há oportunidades, mas é necessária uma contrapartida, com interesse e disposição do colaborador para fazer acontecer. Grande parte destas empresas buscam a modernização, eficiência dos processos e investem para ter resultados. Será que há pessoas suficientemente preparadas para isso?

Benjamin Franklin, um dos líderes da Revolução Americana e inventor americano, costumava dizer que “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”, o que de fato é real. Na hora da entrevista, vence quem tem mais a oferecer e está disposto a fazer este investimento aplicado “acontecer”.