Domingo às 28 de Abril de 2024 às 10:56:24
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Saúde

Vacinação contra Covid-19 para toda a população se encerra em dezembro

Vacinação contra Covid-19 para toda a população se encerra em dezembro

O departamento de Vigilância em Saúde de Campo Largo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que, seguindo Nota Técnica nº 83/2023 emitida pelo Ministério da Saúde, a estratégia de vacinação contra Covid-19 foi atualizada e a imunização para a população em geral se encerra em dezembro de 2023.

Desta forma, pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários podem procurar as UBSs até 29 de dezembro, observando a escala de funcionamento das unidades durante o recesso e receber o imunizante.

Vacinação em 2024 - Desde o início de dezembro, uma dose de reforço da vacina contra Covid-19 (bivalente) é recomendada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses. Esta recomendação continua em 2024.

Crianças - A partir de janeiro de 2024, a vacina Covid-19 pediátrica será incorporada no Calendário Nacional de Vacinação. A decisão foi oficializada no dia 14 de dezembro para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Nota Técnica nº 118/2023, do Ministério da Saúde.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina Pfizer passa a ser obrigatória para crianças entre 6 meses e 4 anos. O esquema vacinal será composto por três doses (D1, D2 e D3), sendo que entre a D1 e D2 a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas, já entre a D2 e a D3 esse espaço deve ser de oito semanas. E haverá um reforço anual para os grupos prioritários acima de 5 anos.

Segundo a pasta federal, a medida foi tomada com base em evidências científicas mundiais e dados epidemiológicos de casos e óbitos pela doença no País.