Sabado às 27 de Abril de 2024 às 08:41:05
EM CAMPO LARGO 18º | 29º
Saúde

Grupo de apoio da saúde municipal trata do Autismo e o uso de telas na próxima semana

Primeiro encontro do programa Desvendando o Autismo em 2024 aborda um assunto atual, delicado e presente no dia a dia das famílias e cuidadores.

Grupo de apoio da saúde municipal trata do Autismo e o uso de telas na próxima semana

Na última quarta-feira deste mês, no dia 31 de janeiro, a prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a primeira palestra de 2024 do Programa Desvendando o Autismo, a partir das 17h30.

Realizado na Unidade da Mulher e da Criança, o grupo de apoio criado por profissionais da Saúde de Campo Largo é voltado para pais, familiares e cuidadores de pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse primeiro encontro o tema será o “Autismo e o uso de telas”, conduzido pela psicóloga Mariana Antunes Beffa.

Para participar basta comparecer no dia e horário marcado, não é necessário fazer inscrição, pois a palestra é gratuita e aberta ao público. Além da proposta de conversar sobre o assunto sugerido, bem como esclarecer dúvidas e dificuldades enfrentadas pelos responsáveis pelas crianças com TEA, a oportunidade serve para as pessoas conhecerem a estrutura da Unidade da Mulher e da Criança e sua equipe multidisciplinar.

O grupo se reúne na última quarta-feira de cada mês, com um tema diferente em cada ocasião. Caso não possa comparecer em janeiro, o próximo será no dia 28 de fevereiro.

Rede de apoio - Em Campo Largo, todos os pacientes diagnosticados com TEA contam com uma equipe de Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia estruturada para atender a demanda do município nos atendimentos a pacientes e familiares. O objetivo é promover o pleno desenvolvimento e inclusão dos pacientes, além de lembrar dos direitos garantidos a este público.

Documento de identificação - Dentre os direitos garantidos às pessoas com TEA, está a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Emitido pelo Governo do Paraná, este é um documento nacional e contém informações de identificação da pessoa com TEA, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador. Esse instrumento visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados.

Para emitir a CIPTEA, a pessoa ou o responsável deve preencher o cadastro e anexar documentos neste link ou, em caso de dificuldade para acessar a Internet, procure um dos quatro CRAS do município, ou o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) localizado na sede administrativa da prefeitura.

Prioridade no atendimento - A Lei Municipal nº 3063, de 26 de junho de 2019, estabelece prioridade no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e é válida em estabelecimentos públicos e privados de Campo Largo. Ou seja, supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas comerciais, instituições de ensino, hospitais e demais estabelecimentos de uso público. Para comprovação e aplicação da lei, o consumidor deverá apresentar declaração médica, atestando o TEA, ou a CIPTEA.

SERVIÇO:
Programa Desvendando o Autismo

Tema: Autismo e o uso de telas
Data: 31 de janeiro de 2024
Horário: 17h30
Local: Unidade da Mulher e da Criança
Endereço: Rua Harrold Hein, 2412, bairro Aparecida - perto do parque Newton Puppi
Informações: (41) 3393-4899