Sabado às 27 de Abril de 2024 às 05:40:15
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Opinião

Alça de Mira

A previsão é que o Brasil possa apresentar 1,4 milhão até 4,2 milhões de casos de dengue ao longo de 2024, segundo o Ministério da Saúde.

Alça de Mira

Alta nos casos
A previsão é que o Brasil possa apresentar 1,4 milhão até 4,2 milhões de casos de dengue ao longo de 2024, segundo o Ministério da Saúde. No Paraná, a Secretaria de Saúde registrou 8.441 novos casos neste ano, sendo sete mortes. De julho do ano passado até agora foram 37.516 casos confirmados no Paraná.

Vacinação
A distribuição da vacina contra a dengue será voltada a 521 municípios brasileiros selecionados, destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma faixa etária que concentra um dos maiores números de hospitalizações por dengue. A limitação da faixa etária acontece pelo fornecimento limitado da vacina, de acordo com a capacidade do laboratório fabricante. O secretário de Saúde, Beto Preto, afirma que a dengue é uma doença evitável se todos fizerem a sua parte no combate.

Emprego
A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (FAFEN-PR), que pertence à Petrobras e está localizada em Araucária, está prestes a retomar suas atividades após dois anos de paralisação. Deve reabrir ainda neste semestre e gerar cerca de 5 mil vagas de emprego diretos e indiretos na região, segundo o Sindiquímica-PR. A empresa é responsável por uma parcela significativa da produção nacional de ureia e amônia, matérias-primas essenciais para a fabricação de fertilizantes. Vale ficar atento para estas oportunidades de emprego.

Pedágio
Este pode ter sido o último feriado prolongado sem a cobrança do pedágio em algumas das estradas paranaenses. Conforme já divulgado pelo Estado do Paraná, a estimativa do início da cobrança para a praça de São Luiz do Purunã é para metade de março, respeitando dez dias de divulgação prévia da taxa. Para o litoral também está previsto o início da cobrança e mudanças na região começaram a serem executadas, como praças de pedágio prontas, asfalto em boas condições, tapar buracos, recuperação da sinalização, entre outros.

Pra pensar na cama
"O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem", Arthur Schopenhauer.