Sabado às 27 de Abril de 2024 às 04:53:34
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Opinião

A força e a inteligência feminina transformam a sociedade

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, é o dia para celebrar a força e a resiliência das mulheres, belas justamente pelas suas personalidades e visão de vida, que as tornam únicas.

A força e a inteligência feminina transformam a sociedade

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, é o dia para celebrar a força e a resiliência das mulheres, belas justamente pelas suas personalidades e visão de vida, que as tornam únicas. Mulheres que assumem múltiplos papéis com maestria, equilibrando família, trabalho, vida social e estudos. Seja no mundo, no Brasil, Paraná ou Campo Largo, elas são protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, atuando em todas as áreas com talento e determinação.

Desdobram-se em duplas ou triplas e não se intimidam com desafios. Administram o lar, constróem carreiras de sucesso, se dedicam na criação dos filhos, equilibrando momentos únicos em que ajudam com as tarefas, resolvem coisas do trabalho e ainda preparam o jantar. Participam ativamente da vida social, gostam de tomar frente em situações que são muito bem resolvidas por elas. Sua capacidade de multitarefa é inspiradora, e sua força interior as impulsiona a superar obstáculos e conquistar seus objetivos.

Recentemente, no último dia 12 de fevereiro, uma grande mulher brasileira, referência em negócios, acabou falecendo aos 97 anos. Luiza Trajano Donato, fundadora da que se tornou a gigante Magazine Luiza, foi um grande exemplo de mulher, que investiu economias de anos de trabalho no varejo para montar seu próprio negócio, junto do marido ainda na década de 1950. Sem filhos, dona Luiza escolheu a sobrinha para assumir os negócios ainda na década de 1990. Desde então, o pequeno negócio familiar se transformou e movimentou R$ 14,8 bilhões em vendas somente em 2023. A garra e exemplo da tia foram apenas alguns dos motivos que levaram Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, a tornar o Magazine Luiza uma das mais valiosas marcas do país.

Essa é apenas uma história das muitas que circulam pelo nosso país e pela nossa própria cidade, que merecem ser conhecidas e reconhecidas. Apesar de grandes feitos pelas mulheres, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Muito se evoluiu, porém as mulheres continuam enfrentando desigualdades e discriminações em diversos ambientes; um fato que não se pode negar. Por isso, é fundamental garantir o respeito e o reconhecimento de sua importância em todos os âmbitos da sociedade.

Suas vozes precisam ser ouvidas e suas ideias valorizadas. É necessário ampliar a participação feminina em decisões políticas, empresariais e sociais, aproveitando todo o potencial das mulheres para construir um futuro mais próspero e justo para todos. Ao celebrarmos as conquistas e reconhecermos o papel fundamental que as mulheres desempenham na sociedade, que também a luta por igualdade e respeito continue firme, para que todas as mulheres possam alcançar seu pleno potencial e contribuir para um país mais forte e unido.