Sabado às 27 de Abril de 2024 às 10:06:07
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Saúde

Campo Largo registrou em 2023 crescimento de 86% no atendimento médico da UPA 24h e 30% no número de consultas médicas nas UBS

Campo Largo registrou em 2023 crescimento de 86% no atendimento médico da UPA 24h e 30% no número de consultas médicas nas UBS

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um balanço dos atendimentos médicos realizados pela sua equipe entre 2021 e 2023. E no comparativo, o crescimento foi bastante considerável: aumento de 86% no atendimento médico na UPA 24 horas e 30% de aumento no número de consultas feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Fatores como o crescimento populacional podem ter contribuído para este aumento, mas para a secretária de Saúde de Campo Largo, Danielle Fedalto, os números se justificam também porque no pós-pandemia houve uma maior procura pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a intensificação de algumas doenças e sua sazonalidade.

“É importante que os campo-larguenses saibam quando procurar uma UBS ou a UPA, isso contribui para o melhor atendimento de cada paciente. No momento de uma doença estamos vulneráveis e buscamos ajuda profissional”, pondera. Então, ao recorrer à saúde municipal, saiba como é o funcionamento dos equipamentos:

Consultas nas UBSs

O total de consultas médicas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foi de 126.689 em 2021, 146.902 em 2022, e saltou para 164.761 no ano passado, o que significa um salto de 30.05% no comparativo. Nestes números estão contabilizados, além dos atendimentos por livre demanda, também aqueles realizados pelas UBSs na parte da tarde, voltados especialmente para idosos, hipertensos, diabéticos, pacientes da saúde mental, entre outros.

As 18 unidades do município estão distribuídas em todas as regiões e são porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). É importante o vínculo do cidadão com sua unidade de referência (aquela mais próxima de sua residência). Todas as Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção das Unidades Dr. Dante Castagnolli e Ferraria que funcionam até às 22h.

No período da manhã o atendimento é por livre demanda, lembrando que os grupos prioritários como gestantes, diabéticos, hipertensos, idosos e saúde mental contam com agendas específicas no período da tarde.

 

Movimento UPA 24h

O crescimento no número de atendimentos médicos também foi observado na Unidade de Pronto Atendimento Dr Attilio de Almeida Barbosa Júnior (UPA 24h). Em 2021 foram 85.041, no ano seguinte pulou para 127.586 e em 2023 bateu 158.238 casos, registrando um aumento comparativo de 86.07%. 

A Unidade de Pronto Atendimento de Campo Largo está sempre aberta. Ela funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, voltada para o atendimento de casos de emergência e urgência, pois muitos casos envolvem risco de morte. “Lembrando que a UPA não é um hospital e sim o primeiro atendimento em que casos graves são estabilizados. Quando necessário, esses casos são encaminhados para o tratamento em hospitais (via central de leitos com regulação estadual), onde houver vaga disponível, e conforme a necessidade clínica do paciente”, explica a secretária municipal de Saúde.

Sua estrutura é de porte II adequada para atendimento de municípios com até 200 mil habitantes e seus profissionais estão capacitados para os atendimentos de urgência e emergência como infartos, traumatismos, derrames entre outros. Logo, a entrada desses pacientes no sistema fará com que casos menos graves, ainda que tenham procurado antes, acabem demorando mais para serem atendidos. Todos os pacientes são submetidos à Classificação de Risco.

Acolhimento

Também são destaque as consultas de Enfermagem, acolhimento realizado desde 2022 em todas as UBSs e realizado pelos enfermeiros e enfermeiras do município para o devido encaminhamento de cada caso. Com a reformulação da Política Nacional de Humanização (PNH) pelo Ministério da Saúde em 2005, o enfermeiro é o profissional indicado para realizar a consulta inicial e a triagem dos pacientes. Enquanto em 2021 foram 82.078 atendimentos, em 2022 foi para 126.531 e, no ano passado, o salto foi para 143.160 consultas, resultando em 74.42%.

SERVIÇO:

(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)

Endereços UBSs: https://campolargo.atende.net/cidadao/pagina/unidades-basicas-de-saude-enderecos-telefones  

Endereço UPA 24h: Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, 141