Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 05:18:11
EM CAMPO LARGO 19º | 28º
Opinião

Alça de Mira

Acontece neste final de semana o atendimento a eleitores que precisam transferir ou regularizar seus títulos de eleitor.

Alça de Mira

Plantão do Fórum Eleitoral
Acontece neste final de semana o atendimento a eleitores que precisam transferir ou regularizar seus títulos de eleitor. O atendimento será no Fórum Eleitoral de Campo Largo, sendo que no sábado o atendimento será realizado das 9h às 17h e no domingo (14) das 9h às 13h. Do dia 22 de abril até o dia 8 de maio, tendo em vista o encerramento do prazo de regularização do cadastro eleitoral, esses Fóruns Eleitorais passarão a atender das 9h às 18h.

Aumento de efetivo
Foi sancionada pelo governador Ratinho Junior, nesta terça-feira (09), a lei estadual nº 21.925/2024, que aumenta em 273 cargos o efetivo total da Polícia Militar do Paraná (PMPR), fixando o efetivo em 23.469 profissionais. Os cargos são para coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado. A legislação prevê que a ativação das vagas será formalizada por decreto, de acordo com os critérios de oportunidade e conveniência e observando a disponibilidade orçamentária e financeira. Os profissionais ainda serão contratados via concurso público da PMPR.

Nota Paraná
O Programa Nota Paraná, da Secretaria da Fazenda, devolveu nesta terça-feira (9) um total de R$ 24,6 milhões em créditos para consumidores que solicitaram a inclusão do CPF nas notas fiscais de compras efetuadas em janeiro de 2024. Cerca de 10,1 milhões de contribuintes têm direito a receber esses valores neste mês. O montante será creditado nas contas individuais. Verifique o crédito disponível no seu CPF ou cadastre-se no programa através do site www.notaparana.pr.gov.br.

CPNU
Com provas que acontecerão no dia 05 de maio, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), um modelo inovador de seleção de servidores públicos criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está na sua reta final. No Paraná, o certame será aplicado em nove municípios e tem 75.737 inscritos no Paraná. Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

Dengue
Desde o início de 2024, o Brasil já registrou 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos. Infelizmente, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país e mais 1.857 óbitos estão em investigação, conforme números divulgados pelo Ministério da Saúde, na última quarta-feira (10). O Paraná aparece entre os 13 estados com tendência de estabilidade no número de casos.
Pra pensar na cama
"Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu", William Shakespeare.