Sabado às 20 de Abril de 2024 às 07:28:16
EM CAMPO LARGO  | 23º
Geral

Alertas para a compra da lista de material escolar 16/01/2014

Alertas para a compra da lista de material escolar 16/01/2014

16/01/2014

O mês de janeiro é marcado pela renovação de propósitos, de metas, de buscas, de mudanças. Mas também é conhecido como o mês do pagamento de impostos (IPVA – Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores –, IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano...) e para a família,com filhos em idade escolar, a difícil missão de comprar a longa (e cara) lista de material escolar.

A essa altura, as famosas listas de materiais já estão nas mãos dos pais. A maioria já começou as compras, mas para garantir os preços mais baratos é necessário pesquisar. Em alguns itens, a variação de valores ultrapassa os 2.000%. A diferença geralmente está nos objetos com personagens da moda, os favoritos entre a criançada, e que mais pesam no orçamento. Medidas simples de comportamento podem ajudar no orçamento da família e ainda garantir a alegria dos filhos. Seguindo algumas dicas é possível sim economizar.

Comprar em grupo é uma opção, já que, quando comprados em maior quantidade, itens da lista escolar podem ter um desconto significativo. As lojas de atacados são boas alternativas para isso. O ideal é que um grupo de pais se reúna para fazer as compras. Os alunos podem ser do mesmo ano, do mesmo prédio, rua ou quadra, por exemplo.

A compra de livros usados ou a troca deles com alunos de outros anos também é garantia de economia. A economia pode chegar a 80% em comparação com o da livraria. Além disso, reaproveitar materiais usados do ano anterior, como lápis de cor, estojo e caderno, pode ajudar e muito na economia doméstica. Com um pouco de criatividade é possível reutilizar boa parte do material.

Antes de sair de casa é importante que os pais conversem com os filhos e deixem claro o que eles podem comprar ou não. Materiais com personagens da moda geralmente são os mais caros e os que mais atraem as crianças. Nesse caso vale a boa e velha conversa para negociar.

E quem nem quer sair de casa, já que comprar material escolar no início do ano é sinônimo de enfrentar filas, o método tradicional de ir às lojas procurar pelos produtos, pode ser substituído pela compra virtual. As vantagens são inúmeras. Os sites especializados já oferecem um campo de buscas específico para esses itens, facilitando a compra. E o melhor, tudo é entregue na porta de casa, sem preocupação.Para incentivar a compra on-line, muitos sites estão oferecendo frete grátis e descontos de até 50% nos materiais. Outro ponto positivo é que os pais podem comparar os preços com mais praticidade, sem precisar andar até a outra loja, apenas entrando em outro site.

Para finalizar, outro alerta trata da ilegalidade de pedidos de itens de uso coletivo, como papel ofício, cartolina, fita adesiva e produtos de limpeza. Desde novembro do ano passado foi sancionada uma lei pela presidente Dilma Roussef que proíbe a inclusão na lista. A exigência é considerada abusiva e os produtos devem ser de responsabilidade das escolas.