Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 08:52:14
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Geral

As férias escolares chegaram: E agora? 12/12/2013

As férias escolares chegaram: E agora? 12/12/2013

12/12/2013

As aguardadas férias chegaram. É uma oportunidade para as crianças descansarem e se prepararem para o ano que vem. Porém, para muitos pais, este período nem sempre é motivo de alegria, pois eles precisam encontrar formas de entreter as crianças durante esses dias e nem sempre conseguem tirar férias para tanto.

Claro que, se você não trabalha fora, este é o período de levantar mais tarde, ficar despreocupada com tarefas escolares, em preparar a lancheira, organizar material e uniforme, enfim, todo aquele corre-corre diário . O fato é que: as crianças não querem saber se você está trabalhando ou se também está de férias, porque elas querem é passear, curtir as férias, ter coisas legais e divertidas para fazer.

Além disso, as férias servem para relaxar e preparar o corpo pro ano que se inicia e a criança precisa destes dias para desacelerar e fazer as coisas com mais tranquilidade. É uma ótima oportunidade para os pais conversarem mais com os filhos, fazerem as refeições todos juntos e aproveitarem os momentos para passeios e brincadeiras.

Mas não pense que o que é um programão de férias para você, necessariamente o é para os seus filhos, por isso muita atenção na seleção do que fazer nas férias. O certo é deixar que elasenumerem o que desejam fazer, e então caberá aos pais selecionar o que é sensato e possível de realizar.

Todos os pais deveriam, nesse momento, tirar um tempo com os filhos, visitar um espaço alternativo e sair da rotina. Nos casos em que isso não é possível, o sábado e o domingo podem se transformar em dois dias de férias que, se aproveitados com qualidade, deixarão as crianças satisfeitas. Quando conversamos com os pais, destacamos sempre a importância de realizar atividades simples, como andar de patins ou bicicleta, soltar pipa, passear nos parques, fazer trabalhos com material reciclado, contar histórias, preparar algo na cozinha ao lado das crianças, etc.

Para os pais que trabalham e não têm condições de ficar com o filho durante o dia, não é indicado deixar a criança sozinha em casa. Por questão de segurança, é recomendado encontrar alternativas, pois os pais não sabem o que ela estará fazendo em casa sem ninguém. Neste sentido, manter contato com os colegas de escola também é uma forma agradável de divertir as crianças nas férias. Estes podem se distrair pra valer passando um dia na casa do outro e vice-versa. Combinar passeios também será uma forma atrativa de mantê-los unidos durante o período das aulas, pois as amizades tornam-se mais solidificadas. Esta convivência com colegas da mesma idade é muito importante e enriquecedora.

Outra dica é mandá-la para a casa dos avós ou outros parentes. Dividir momentos com a família é fundamental na formação da criança e rende recordações para a vida inteira. Além disso, em alguns casos, existe a possibilidade de visitar outra cidade, conhecendo novos lugares e vivendo experiências diferentes.

Uma opção aos pais são as colônias de férias. Durante a colônia são desenvolvidas diversas atividades, como jogos, pescarias, teatro, visitas externas, etc. Além disso, nos jornais de circulação local também são oferecidas atividades como shows gratuitos, cantatas de natal, que também são consideradas ótimas atividades para as férias.

O importante mesmo é a família se organizar para que tudo corra na mais tranquila ordem, para atender os filhos que merecem um descanso de qualidade.