Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 01:31:50
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

COMO LIDAR COM A RETENÇÃO ESCOLAR? 08/11/2013

COMO LIDAR COM A  RETENÇÃO ESCOLAR? 08/11/2013

08/11/2013

Nessa época do ano é muito comum encontrar pais desesperados com as notas de seus filhos temendo uma palpável retenção escolar.

Não é fácil mesmo. Saber que sempre se dedicou tanto à educação de seu bambino e que, de certa forma, falhou, parece residir na eterna culpa. Onde foi que eu errei? Vem a pergunta.

Na maioria das vezes, a reprovação desperta nos pais o sentimento de fracasso e de vergonha perante amigos, parentes e integrantes do grupo formado pelas famílias e alunos da classe.

Mas o que esquecemos é que fracasso escolar começa bem antes do fim do ano. A criança, na maioria das vezes, com medo de ser criticada e corrigida, vai ficando quieta no seu canto, com vergonha de falar, de perguntar para esclarecer suas dúvidas ou mesmo responder quando solicitadas. Não entende bem o que o professor diz, tem medo de dizer que não entende e isto dificulta ainda mais o acompanhamento das aulas. Daí, para a resignação de que o ano escolar está perdido, é um pulo. A criança fecha-se em sua apatia e desânimo e sua passividade a leva ou a alienar-se ou a tornar-se agressiva, barulhenta e indisciplinada.

Sem se sentir apoiada e ajudada pelos professores e pais, a criança, mesmo tendo o potencial da inteligência, aos poucos vai se convencendo de que é realmente incapaz de aprender. Ela sente que não adianta continuar se esforçando e acaba por desistir porque não consegue compreender o que a escola espera dela.

Este é o momento em que a criança mais precisa de compreensão, do apoio dos pais, e da segurança que lhe dá coragem e a energia para enfrentar as dificuldades do ano seguinte, a vergonha de ser o aluno repetente e a esperança de vencer, desta vez.

Além disso, os pais que conseguem minimizar o julgamento social sobre eles e a criança – ou seja, conseguem não ligar para o que os outros pensam – têm uma chance muito maior de superar o problema e ajudar o filho nessa situação.

Por fim, é importante entender que embora seja sofrido para os pais e para a criança, repetir o ano deve ser encarado como uma possibilidade de colocar as coisas no lugar. É uma oportunidade para a família avaliar os vários fatores que contribuíram para o fracasso. A reprovação pode ser um resultado da imaturidade da criança para aquela série, da inadequação da escola, ou até da falta de organização da vida para favorecer o processo de aprendizagem, como uma rotina saudável para comer, dormir e fazer as tarefas. Coisas que cabe aos pais organizar.