Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 04:23:45
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Curso do CIEE-PR para aprendizes

Curso do CIEE-PR para aprendizes
30/10/2015
 
Novas turmas do programa de aprendizagem desenvolvido pelo CIEE/PR em vários municípios do Paraná serão abertas neste e no próximo ano, visando ampliar as oportunidades de capacitação profissional para jovens e adolescentes acima de 14 anos de idade. No município de Campo Largo foi aberta recentemente a primeira turma  de  aprendizes e já estão adiantados os entendimentos com a prefeitura de Balsa Nova para implantação também do curso de capacitação  no município.
 
Há interesse em atrair e motivar empresas locais com potencial para contratação de   aprendizes que buscam oportunidades de acesso ao mercado de trabalho.  De acordo com a Lei nº 10.097/2000, o Programa de Aprendizagem objetiva proporcionar educação para os jovens, priorizando aqueles com maiores necessidades econômicas ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
 
A lei da aprendizagem determina que as empresas devem contratar, obrigatoriamente, entre 5% e 15% de aprendizes em relação ao número de empregados  efetivos. Isso abre perspectivas de que maiores parcelas de jovens possam se capacitar para inserção e permanência no mercado de trabalho.
 
A expansão das contratações de aprendizes pelas empresas parceiras é uma das prioridades da atual diretoria do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR)  visando  ampliar as oportunidades de formação e capacitação dos adolescentes para galgarem níveis de competência e habilidades, tanto profissionais quanto pessoais e de cidadania. 
 
Hoje, o CIEE/PR administra  cerca  de 1.800 aprendizes em todo o Estado, com opções de cursos para Capacitação em Serviços Administrativos, Serviços Comerciais e Varejo e Aprendizagem em Produção Industrial. A contratação de aprendizes traz benefícios para eles, facilitando a sua iniciação profissional e o acesso ao mercado de trabalho, bem como para as empresas que poderão formar novos quadros de colaboradores treinados e adaptados às próprias necessidades.
 
As empresas contratantes de aprendizes também têm  outras vantagens, tais como: redução de 8% para 2% no pagamento do FGTS, e obtêm ainda,  ganhos de imagem junto à sociedade, como empresas  que demonstram responsabilidade social em seus projetos.
 
Maiores informações no escritório regional de Campo Largo, Rua Xavier da Silva, 990 – sala 14 – fone: 3392-1898 / 9144-2594 - campolargo@cieepr.org.br