Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 05:30:05
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Geral

Decisão Profissional: muito mais que uma escolha

Decisão Profissional: muito mais que uma escolha

03/06/2013

O poema "Use filtro Solar" que ficou famoso ao ser narrado por Pedro Bial, já mencionava:

"Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço, não sabiam, aos 22, o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço, ainda não sabem."

A primeira vez que ouvi esse poema fiquei realmente extasiada! Me perguntei se seria possível todas as pessoas terem tantas dúvidas quanto eu. E mais ainda: serem interessantes! Quando decidi minha profissão, aos 17 anos, concluí que minha carreira estava encaminhada e que seria somente uma questão de tempo para que eu me tornasse uma profissional realizada. Até que me formei e tive minha segunda dúvida, aos 21, pois não tinha certeza sobre minha atuação no mercado de trabalho. Foi quando passei em um concurso público. Então acreditei, com todas as minhas forças, que tudo estaria decidido! Até que veio minha primeira crise profissional (que ocorreu por volta do término de meus cinco anos como servidora pública), aos 27...

Essa trajetória não acaba. O ser humano é um eterno insatisfeito, e essa característica não deve ser considerada ruim tendo em vista que, por consequência dessa peculiaridade, evoluímos muito ao longo da história de nossa existência.

É nesse cenário que muitos profissionais necessitam de orientação para escolher sua profissão, assim como irão precisar de tempos em tempos - sempre que a indecisão bater à sua porta!

Fica, assim, clara a importância do trabalho de orientação vocacional - usualmente feita aos adolescentes que vão ingressar na universidade/faculdade, e que estão indecisos sobre qual curso escolher ou também àqueles que iniciam vários cursos, mas parecem não se adaptar ou não gostar de nenhum. A orientação pode auxiliar estes jovens a reconhecer quais suas verdadeiras aptidões/habilidades, através do autoconhecimento, proporcionado por questionamentos, reflexões e testes.

Há, também, a orientação profissional destinada a adultos que normalmente já começaram a trabalhar, mas estão descontentes com sua rotina e/ou com sua profissão. Atende, igualmente, pessoas de meia idade, que pretendem mudar de carreira, ou desenvolver-se mais na mesma área, assim como àqueles que têm dúvidas se estão na profissão "certa"!

A dinâmica do trabalho pode ser conduzida tanto de forma individual, como em grupo, tanto em clínicas como em instituições que solicitem o serviço. Também é oferecido trabalho de orientação para pais e responsáveis.

Para finalizar, concluímos que a única dúvida que não podemos ter é quanto à necessidade do uso diário de filtro solar.