Sabado às 20 de Abril de 2024 às 07:26:40
EM CAMPO LARGO  | 23º
Geral

Erros na hora de escolher sua profissão 13/11/2013

Erros na hora  de escolher  sua profissão 13/11/2013

13/11/2013

Esta época do ano, em que muitos vestibulares estão sendo realizados, é muito comum os jovens ficarem desesperados com a escolha de sua profissão. Há erros que podem ser cometidos nesse momento tão importante. Fique de olho:

1º) Deixar-se influenciar pelos pais, amigos ou professores.
Atendo jovens e, pasmem, crianças (!) que já possuem sua profissão determinada pelos pais. Acredito que a influência paternaé a mais perigosa, mas não a única. Amigos, professores e até namorados (as) também influenciam nessa etapa tão importante. É preciso ter em mente que estará diariamente em contato com essas atividades voltadas à sua escolha. Querer agradar alguém pode sair muito caro. Pode custar a sua felicidade. É preciso saber dizer “não” às pressões advindas de todos os cantos.

2º) Escolher uma carreira porque ela traz “status”.
Corriqueiramente assistimos jovens frustrados profissionalmente porque não gostam do que fazem. Relatam que escolheram sua profissão porque estava em alta, trazia prestígio ou remuneração elevada.
Salário, status e moda não pode ser fator preponderante da decisão. O mercado de trabalho muda continuamente: carreiras que estão em alta hoje poderão estar em queda livre daqui a cinco ou dez anos.

Confesso que quando prestei vestibular para pedagogia achava que essa não seria uma profissão “moderna”. Hoje, após nove anos de minha formação, vejo que não há como estar atualizado sem entender de educação.

Para finalizar, tenho certeza de que me apaixonei pelo curso e pela atuação de minha profissão porque estavam alinhados aos meus talentos naturais.