Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 07:24:53
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Definido o trajeto da Tocha Olímpica em Campo Largo

Definido o trajeto da Tocha Olímpica em Campo Largo

24/03/2016

Foi definido nesta semana, por parte do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, o trajeto que a tocha com o fogo olímpico irá realizar em Campo Largo, no próximo dia 15 julho. O evento passará por cerca de 12 ruas, totalizando 5.600 metros dentro do município. A condução da tocha ficará a cargo de expoentes do esporte no município.

A passagem da tocha pelo município acontecerá em duas partes. Na primeira, a largada será dada em frente à Prefeitura Municipal, na Avenida Padre Natal Pigatto, seguindo em direção à Rua Marechal Deodoro. Lá, haverá uma rápida cerimônia.

Findada a primeira parte, a tocha seguirá em direção a Rua Gonçalves Dias, seguindo até a Rua Centenário, passando por um trecho da Quintino Bocaiúva e seguindo em direção as ruas Engenheiro Tourinho, Generoso Marques, Sete de Setembro, Benedito Soares Pinto, João Batista Valões, Xavier da Silva e, por fim, a Avenida Desembargador Clotário Portugal.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, normas específicas de segurança serão adotadas no dia, cumprindo rigoroso cronograma fornecido pela Força Nacional de Segurança.  Uma das medidas será o fechamento total das ruas por onde a tocha irá passar, não sendo permitido nem mesmo estacionar nestas áreas.

“Temos uma rigorosa cartilha a seguir, tudo para minimizar qualquer possibilidade de intempérie ou problema. Vamos trabalhar para garantir a segurança de todo o evento”, relata o comandante da Guarda Municipal, Marcos Roberto Leitão. “Campo Largo demonstra mais uma vez sua importância no cenário esportivo paranaense. Somos muito honrados em ter esta oportunidade. Nada simboliza melhor os Jogos do que essa tocha. É o momento da emoção, das lágrimas e da comemoração de todo o país. O que mais importa é que cada ser humano que participar do revezamento possa deixar para sua história, para a história da sua cidade, o que pode dar de exemplo, independente de onde venha”, finaliza.

Escolhidos
Foram escolhidas quatro personalidades do município. Um dos escolhidos foi Lauro Antoniassi, operário de profissão, mas que por 20 anos atuou como jogador amador do Fanático Futebol Clube, sendo o maior artilheiro do esporte amador. Tornou-se um dos ícones do esporte campo-larguense levando o nome de Campo Largo por todo Paraná.

Outro escolhido foi Sebastião Carlos Bressan, atleta de basquetebol. Pelo município, foi campeão por sete vezes dos Jogos Abertos do Paraná. Já representando a Seleção Brasileira, foi vice-campeão mundial e campeão pan-americano. Atualmente trabalha no Departamento de Esportes como Técnico de Basquetebol. Realiza também trabalho voluntário em escolas, buscando valorizar a atividade física como ferramenta de inclusão social.

Entre os escolhidos também está Renato Hundsdorfer. Atleta campo-larguense que nos esportes coletivos conquistou diversos títulos, entre eles o de campeão brasileiro de handebol nas categorias estudantil e adulto. Participou também da Seleção Paranaense de Voleibol Infanto-Juvenil e foi integrante da Seleção Brasileira de Atletismo no Sul-americano do Chile, em 1980.

O último escolhido foi o esportista Antonio Cezar Marcondes. Dificilmente a população campo-larguense vai lembrar o seu nome de batismo. Agora, pelo seu apelido, chamado carinhosamente de Caréstia, é conhecido por muitas gerações de atletas da cidade.

“Quando olharmos a tocha na nossa cidade, tenho certeza que seremos tomados por um grande sentimento de responsabilidade e emoção. Está chegando o dia em que teremos a honra o orgulho de vermos o nosso país ser o primeiro da América do Sul a sediar o maior evento esportivo da Terra. Estou confiante que responderemos com grande competência o desafio que recebemos”, é finaliza Brainta.

Trajeto pelo Brasil
O Fogo Olímpico chegará ao Brasília no mês de maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros por todo o país. De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas irão participar do revezamento por todo o país, num percurso de cerca de 200 metros. No total, a tocha será recebida em 300 cidades brasileiras.
 Além de Campo Largo, Curitiba – todas as capitais do país estarão no trajeto do símbolo dos Jogos –, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Pato Branco receberão a Tocha.

Tocha Olímpica
A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Em memória das origens ancestrais dos Jogos Olímpicos, a chama é acesa em Olímpia, na Grécia, alguns meses antes da abertura dos Jogos, onde onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acesa pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico. O fogo sagrado só pode ser aceso pelos raios do sol e é tido como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo a celebrar a paz.