Sabado às 20 de Abril de 2024 às 05:37:16
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Geral

Docentes são capacitados para inclusão do esporte Rugby nas escolas municipais

A formação visa capacitar os professores para inserir a modalidade “Rugby League” direcionada aos alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental II - crianças entre 10 a 12 anos de idade, como forma de fomentar o esp

Docentes são capacitados para inclusão do esporte Rugby nas escolas municipais

Na manhã da última quarta-feira (7), foi aberta a capacitação para os docentes da área de Educação Física da rede municipal de ensino, na Vila Olímpica, com a finalidade de incluir o Rugby na matriz curricular de ensino , e teve a presença da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Dorotéa Stoco, e assessores públicos.

A formação visa capacitar os professores para inserir a modalidade “Rugby League” direcionada aos alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental II - crianças entre 10 a 12 anos de idade, como forma de fomentar o esporte e a prática da atividade física na conjuntura socioeducativa.

A capacitação teve duração de dois dias, durante período integral, e cerca de 90 educadores participarão. Ministrado pelo professor e técnico no assunto, Aurélio Spegel, que veio de Guarapuava para ensinar tanto a área teórica quanto a área prática, o jogo propicia às crianças uma valiosa oportunidade de se desenvolverem ainda mais, visando a participação em festivais e campeonatos do mesmo.

A Coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte local, Luiza Nieduziak, ressalta que qualquer esporte é um agente transformador social – contudo, “o Rugby oferece ao aluno o espírito de competição, de superação e de força”. O professor da capacitação é membro da Confederação Brasileira de Rugby e cita que “sem esforço e disciplina, nada será possível vencer”. As aulas didaticamente serão ministradas para dois grupos distintos de educadores municipais.

O Rugby é considerado um jogo mais dinâmico, aberto e de contato físico mais intenso. As melhoras físicas e psíquicas são notáveis quando a criança e o adolescente desenvolvem a prática deste esporte, bem como a capacidade intelectual que aumenta com a atividade. A modalidade melhora, também, os sistemas cardiovascular e respiratório, aumenta a força dos membros inferiores e potência dos membros superiores, desenvolve a musculatura profunda e regula o sistema nervoso.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte vem desenvolvendo atividades diferenciadas, priorizando a qualidade de aprendizagem dos alunos, bem como o desenvolvimento integral para a obtenção de uma vida mais saudável e próspera.