VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 12º | 22º
Quarta-feira | 22 de Novembro de 2017 23:42

Menino de 08 anos é o mais novo no mundo a fazer a manobra 900 em pista de skate de Campo Largo

Até hoje, apenas 16 skatistas no mundo conseguiram realizar a manobra 900, que é dar duas voltas e meia no ar. Guilherme Zardo Khury foi o mais novo a conseguir, no Centro de Treinamento de Skate Greenbox, na Estrada da Sereia. Neste sábado, o local sediará grande evento deste esporte e devem participar cerca de 15 a 18 skatistas profissionais de todo o Brasil.

Por: Danielli Artigas de Oliveira

Até hoje, apenas 16 skatistas no mundo conseguiram realizar a manobra 900, que é dar duas voltas e meia no ar. Guilherme Zardo Khury foi o mais novo a conseguir e aconteceu no Centro de Treinamento de Skate Greenbox, localizada na Estrada da Sereia, em Campo Largo. Confira o vídeo.

Guilherme é filho de Ricardo Sabóia Khury Filho, o qual idealizou a pista particular de skate aqui em Campo Largo, no terreno de sua mãe, ao lado também de outros familiares que residem no município. Com estrutura de grandes pistas, o lugar tem ganhado destaque.

Eles moraram por cinco anos na Califórnia, onde Ricardo tinha um restaurante e há dois anos e meio moram em Curitiba. Logo que vieram para cá começaram com o projeto da pista, que foi inaugurada em 2015. Ricardo conta que o filho começou a andar de skate nos Estados Unidos, muito por seu incentivo, pois sempre gostou do esporte. Até mesmo a lembrança de nascimento de Guilher já foi um chocolate em formato de skate.

Para Guilherme, iniciar a brincadeira com skate foi muito natural e isso se reflete nos resultados que ele conquista hoje. Começou a frequentar uma escolinha de skate aos 04 anos e hoje consegue a proeza de competir com skatistas mais velhos.

O pai conta que aos 05 anos ele já conseguiu dropar na pista, ou seja, descer a rampa no skate. Mostrava o quanto tinha coragem e com o tempo passou a ir para as rampas mais altas. Atualmente treina segunda, quarta e sexta-feira na pista da família. Um treino que para ele é momento de diversão. Para o pai, trata-se de uma grande realização, de que o crescimento do filho no esporte e o quanto ele se destaca e melhora a cada dia. Diz que se surpreende sempre com a capacidade dele e fica muito orgulhoso como pai.

Fazer a pista era um sonho de Ricardo, que trouxe inclusive algumas peças dos Estados Unidos. A pista é feita de madeira, plástico e resina. Segundo ele, o Paraná sempre foi forte no skate, com grandes nomes. A pista dele é um Half pipe, com 4,20m de altura, tamanho oficial para competição.
 
Manobra
Guilherme foi o skatista mais novo a fazer a manobra 540 (uma volta e meia no ar), também a 720 (duas voltas no ar) e recentemente a 900 (duas voltas e meia no ar). Essa última é uma manobra muito difícil e não é à toa que apenas 16 skatistas conseguiram executá-la. A dificuldade é também que acaba se machucando muito até atingir o resultado. Ele conseguiu durante um treino na Greenbox.

Até então, o recorde do skatista mais novo a fazer o 900 era de outro brasileiro: Luigi Cini, então com 14 anos, em 2016. Luigi também tinha conseguido completar o 900 na GreenBox Vert Ramp.
 
Evento
O Centro de Treinamento de Skate Greenbox receberá neste sábado (04), a partir das 10 horas, um importante evento, o Skate Vert Battle 2017. Além das disputas na categoria Profissional, o evento inclui prova de Skate Bowl entre amadores e profissionais. Essa é a segunda competição realizada em Campo Largo e devem participar cerca de 15 a 18 skatistas profissionais de todo o Brasil. Para o Campeonato Aberto já estão inscritos 34 competidores. Ano passado, o evento reuniu cerca de 700 pessoas.

Idealizado pelo campeão brasileiro e mundial, Rony Gomes, o Skate Vert Battle reacendeu a chama do segmento no país, com o slogan “Vert Is Not Dead”. Nesta etapa, o circuito reúne campeões nacionais e internacionais, com as performances dos skatistas Edgard Vovô, Dan Cezar, Ítalo Penarrubia entre outros.

O Skate Vert Battle tem patrocínio do TNT Energy Drink, que promove atividades de grafiti e competições inusitadas entre o público, com premiações simbólicas. A marca intensifica suas ações nas plataformas esporte e lifestyle.
 Para conferir as premiações e mais informações na página oficial do evento, acesse: https://www.facebook.com/vertbattle  
 

3413 visitas








Sua Opinião