Sabado às 20 de Abril de 2024 às 10:38:45
EM CAMPO LARGO  | 23º
Geral

Recordar é Viver 05/03/2010.

Recordar  é Viver 05/03/2010.

 O futebol campo-larguense há alguns anos atrás (lá pelos idos das décadas de 1960 a 1980) além das equipes do futebol maior como Fanático, Internacional, 18 de Copacabana, Agremiação Esportiva Porcelana Steatita, 21 de Abril, União Ferraria, e outras mais os atletas quando tinha alguma folga participavam de equipes menores como o Clube Atlético Campolarguense cujo comandante foi o grande empresário e desportista Anastácio Benato. Os jogos da equipe A.C. Campolarguense aconteciam no campo em terras de propriedade do Anastácio que ficava onde hoje é a Avenida Padre Natal Pigatto próximo a Incepa.
     Em 1960 o timaço do C.A. Campolarguense antes de uma partida amistosa foi tirada a foto que esta ilustrando e deu origem a esta matéria e que pertence ao álbum de recordações do prezado amigo e grande desportista e leitor desta coluna Arnaldo Rosa. Estão na foto em pé da esquerda para a direita Democir Cúnico, José Benato (Zé de saudosa memória), Arnaldo Rosa, Agostinho Rosa, Eloi Soares Martins, Adelmar Teodoro Sabim (Dico ou Careca de saudosa memória) e Anastácio Benato o grande presidente.
     Agachados estão na mesma ordem Ildefonso Rosa (Ilde), Claudir Carlos Abud (Turquinho), Martin Surgik, Alceu Bassani e João Ferreira (João Garrincha).
     Todos do C.A. Campolarguense foram de muito valor e lutaram quando vestiram a camisa do time, mas alguns foram destaques em times principais de nossa cidade. Democir Cúnico jogou pelo Fanático, Arnaldo Rosa pelo Internacional Eloir Soares Martins jogou pelo Fanático e foi árbitro de futebol e técnico de muitas equipes dentre elas do juvenil do próprio Tricolor da Baixada e ainda faz parte da Liga Campolarguense de Futebol. Dico Sabim o Careca foi atleta titular do Fanático, Claudir Abud o popular Turquinho outro grande atacante que defendeu o Fanático como atleta e depois foi fazer parte da diretoria Alceu Bassani defendeu por muitos anos o Internacional e João Garrincha jogou pelo Fanático Agremiação Esportiva Pocelana Steatita.
     Mas são passados exatamente 50 anos ficou a foto e com ela uma grande saudade de todos que nela estão, vivem e dos falecidos Zé Benato (José) e Adelmar Teodoro Sabim (Dico) seus familiares irão sentir uma saudade ainda muito maior. Nosso melhor agradecimento ao Arnaldo Rosa pelo empréstimo da foto.