Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 02:14:30
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Homenagem a um campolarguense

16-07-2010

Foi indicado,para receber a mais importante homenagem do Comércio do Estado, o empresário  José Ripka Ribeiro.

 Homenagem a um campolarguense

16-07-2010

O Sindivarejista - Sindicato do Comércio Varejista de Campo Largo indicou, neste ano, para receber a mais importante homenagem do Comércio do Estado, o nome do empresário campo-larguense José Ripka Ribeiro (Juca), infelizmente falecido em junho último. Apesar do falecimento, a indicação mantida e o seu filho Edson Ribeiro receberá, em nome do pai e da família, a homenagem "In Memorian".
   O Prêmio Guerreiros do Comércio, que será entregue nesta sexta-feira (16), no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba, é uma homenagem da Federação do Comércio do Paraná realizada anualmente e é entregue a empresários do comércio que se destacam em sua atividade. Cada sindicato varejista é responsável em indicar um representante por suas realizações e trabalho em prol do comércio.

Guerreiros 

O troféu Guerreiro do Comércio é uma forma de reconhecimento e para valorizar o trabalho árduo de empresários que superam diariamente as dificuldades e contribuem para o desenvolvimento econômico de suas cidades, do Estado e do Brasil. Esta é a quinta edição do Prêmio, promovida pela Federação do Comércio do Paraná.
   Neste ano, 54 empresários dos sindicatos filiados à Fecomércio, que se destacaram em suas atividades comerciais e de serviços, receberão a homenagem. Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, acredita que estes empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo são batalhadores, verdadeiros guerreiros, daí o motivo do nome da homenagem.

Juca

O empresário José Ripka Ribeiro faleceu aos 69 anos de idade, no dia 30 de junho último. Ex-funcionário da Porcelanas Schmidt, ele fundou, em 1997, em companhia da sua mulher Rosália Kulig Ribeiro, no Itaqui, a empresa de decalque Ideia. No início, a Decalcomanias trabalhava com a decoração de produtos comprados de outras empresas, e durante 11 anos teve essa finalidade. Mas devido à necessidade de oferecer melhores produtos aos seus clientes, em 1988 José Ripka e Rosa criaram a Grejj Graus. No começo a indústria produzia peças de cerâmica, com a produção de objetos de decoração em geral, depois, a grês-cerâmica e, finalmente, a porcelana.
   José Ripka foi um homem com participação ativa nos movimentos políticos-empresariais de Campo Largo. Foi conselheiro da Cocel, diretor do Sindilouça, membro da Diretoria da Acicla, foi um dos pioneiros da Feira da Louça, um dos fundadores e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Largo, e um dos fundadores e presidente da Associação dos Empresários e Amigos do Itaqui. Também foi fundador e um dos membros da Diretoria do segundo Rotary de Campo Largo. Foi, também, um dos mantenedores da Creche do Itaqui, dentre outros.