Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 03:50:18
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Lazer

29-12-2009

Um rápido passeio pelas praças e parques de Campo Largo, é o suficiente para verificar que a cidade nã

 Lazer

29-12-2009


     Um rápido passeio pelas praças e parques de Campo Largo, num final de semana é o suficiente para verificar que a cidade não oferece muitas opções para a prática de esportes e lazer. O antigo “Bobódromo”, como convencionou-se chamar a Praça Getúlio Vargas, nos finais de semana, foi fechado pela Guarda Municipal. O resultado é o “passeio” sem rumo de jovens em suas motocicletas ou em carros com o som em último volume.
A praça central vazia, resta para as famílias a praça da Polônia, recém reformada pela Prefeitura Municipal.   Mesmo com o tempo ameaçando chuva, muitas crianças se divertiram nos brinquedos novos, no último domingo. Havia famílias do centro da cidade, mas também de bairros mais distantes, como Bom Jesus e Águas Claras. A praça recebe elogios, mas a reclamação dos pais é a não existências de praças, iguais àquela, nas proximidades das suas casas.
Lazer
     Somente dois parques oferecem alguma condição de lazer, na cidade, o Cambui, que ainda não está pronto e a Lagoa, onde é intenso o movimento, nas canchas de areia, a caminhada no entorno, e para os que gostam de festa, num bar que oferece música ao vivo e pista de dança. Alguns amigos, adeptos do vôlei, são frequentadores assíduos da cancha de Vôlei de Praia do Parque da Lagoa. Eles disputam partidas simples e até campeonatos, nos finais de semana. A presença de guardas municipais e policiais militares é constante, na segurança do parque.
     No Parque Cambui, o Centro Esportivo que está sendo construído pela Prefeitura Municipal, já recebe a visita de muitos campo-larguenses. As famílias aproveitam para fazer um “Cooper” na Pista de Atletismo ou no gramado. Outros fazem caminhada na trilha, por dentro do parque, mas a grande maioria prefere mesmo é a pesca, no lago.
     Silvio Miranda e sua mulher Débora Miranda sãos frequentadores assíduos do lugar. Eles moram no Bom Jesus mas Silvio, que é pedreiro de profissão, não abre mão de uma boa pescaria de Lambari, nos domingos, no lago do parque.”Aqui é calmo e tem segurança”, disse ele.
     Outra família que está quase todos os fins de semana pescando no lago do parque é a de Maria Aparecida dos Santos e o marido José dos Santos. Ela, os filhos e netos, se divertem com  a pescaria de lambaris.
A maior reclamação dos frequentadores do parque é a falta de infra-estrutura, como banheiros, churrasqueiras e uma lanchonete ou restaurante, onde as famílias possam se abrigar do Sol e da Chuva, além de comer e beber. O parque não está concluído e existe projeto das Prefeitura Municipal para dotá-lo de toda a infra-estrutura necessária para a prática de esportes e lazer, para a população da cidade.
Skate
     Outra opção de lazer que existe na cidade é só para os aficionados do Skate, a Praça do Skate, cuja manutenção deixa a desejar. Os frequentadores reclamam dos buracos e da falta de drenagem da “fossa”, na parte mais funda dos relevos da pista. Os skatistas da família Balsaneli (Gessica, Emerson, Tarso e Jonathan), que se exercitavam, na praça, no último domingo, disseram que frequentam rotineiramente a praça, mas reclamam das condições de segurança, na pista.
     Vizinhos reclamaram da falta de segurança, principalmente quando chegam turmas rivais, de bairros diferentes, cada uma disputando espaço, na praça. Reclamam a presença de policiais, no local.