Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 07:53:48
EM CAMPO LARGO  | 22º
Geral

Reciclagem

Os alunos da Facecla estão ajudando no trabalho de reciclagem de 11 pessoas

 

 Reciclagem

    A partir da disciplina de Projeto Comunitário, os alunos do 10º período de Direito da Facecla escolheram a Assur - Associação Unidos da Reciclagem - para ajudarem. Inicialmente o objetivo era fazer auxílio jurídico, mas também foram se envolvendo e conseguiram diversas doações, com ajuda de outras pessoas e empresas, para tornar a realidade das 11 pessoas que lá trabalham um pouco melhor.
    A maior aquisição foi a prensa para o material reciclável, o que facilita e agiliza muito o trabalho, que antes faziam amassando com os pés para então poderem colocar nas chamadas "big bags", que são grandes sacolas resistentes. A Assur está localizada no bairro Bom Jesus e faz a separação do lixo reciclável que é coletado pela Prefeitura Municipal.
    Fazem parte deste projeto, orientado pelo professor Irenilson, os alunos Adalto, Deise Novak, Daiane Campanharo, Dilcemara Scarpin, Aline Chugan e Maria Alice Cosmo. Eles conseguiram a doação da prensa com a Deda Decorações; fizeram alteração da rede elétrica para instalação da máquina com ajuda da Cocel; doação de tintas do Adalto que possibilitou a pintura do banheiro, escritório e parte do barracão; materiais de construção para fazer o piso onde vai a prensa foi conseguido com a Caracol e a empresa Tecnotan doou tambores para auxiliar na separação do lixo reciclável, principalmente de vidros.
    O próximo passo do grupo é conseguir com a Secretaria Municipal de Saúde a vacinação de todos os trabalhadores contra o Tétano. Ainda vão fazer campanha de conscientização para separação do lixo, pois, segundo as alunas Deise e Daiane, pode se observar que muitas pessoas jogam o lixo reciclável muito sujo, como as latas de massa de tomate. "É mais fácil a pessoa limpar uma latinha antes de jogar no lixo, do que eles limparem milhares", comenta Deise.
    Para agilizar o processo da separação dos materiais, a Assur ainda precisa de uma esteira. Quem puder ajudar com o que for possível pode entrar em contato com a Deise pelo telefone 9235-8026 ou com Adalto na Secretaria do Meio Ambiente.