Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 04:57:45
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Abraços gratuitos e a necessidade do amor ao próximo

Abraços gratuitos e a necessidade do amor ao próximo

Em meio há tantas notícias de mortes, criminalidade crescente, desemprego, é muito bom vir contar a você, caro leitor, sobre um grupo de jovens que parou o Calçadão da XV de Novembro, na última terça-feira (11) para uma atitude simples: distribuir abraços. Eles foram dados em mais de 150 pessoas - que os arquivos permitem contar, pois foram muito mais – das 12h às 15h.

Essa é uma semana que propõe reflexões, e a mudança de atitudes. Talvez a necessidade hoje seja de derrubar preconceitos que impedem que uma pessoa se aproxime da outra e dê a ela um momento de atenção. Essa é a proposta encabeçada pelos jovens Gustavo Silva, Mateus Gonçalves, Angelina Siqueira, Letícia Lopes e Jéssica Platners, do Grupo Freestyle, da Igreja do Evangelho Quadrangular de Campo Largo.

“Nós somos uma nova versão de grupo de jovens, gostamos de fazer coisas novas”, conta o líder de jovens, Gustavo Silva. “Nós temos um bom coração e a nossa intenção foi acolher pessoas. A ideia surgiu de uma conversa e foi colocada em prática rapidamente. Resolvemos filmar para mostrar que uma pequena atitude pode mudar o dia de alguém”, completa Mateus Gonçalves.

A ação foi filmada e mostra 50 reações diante de jovens desconhecidos, até então, que seguravam em suas mãos uma placa que dizia “Abraços grátis”. No total, foram filmadas 150 reações, que, infelizmente, não couberam no vídeo. Esse vídeo foi publicado na página do grupo, Freestyle, e teve um alcance de 100 mil pessoas, 32 mil visualizações e mais de 1.000 compartilhamentos.

O grupo disse que o evento foi mais um teste para saber como seria a reação do povo campo-larguense à iniciativa. “A receptividade foi muito boa, sempre tem pessoas que ficam com um pouco de receio, mas a maioria gostou muito da ideia. O mais legal era ver aqueles que vinham com a cara fechada e quando eu abria os braços, eles abriam aquele sorriso largo”, relembra Angelina Siqueira.
A necessidade da ação foi comprovada com o relato do Gustavo. “Veio uma moça na minha direção, eu ofereci um abraço, e ela aceitou. Ali ela acabou desabafando que a mãe havia falecido no domingo em decorrência de um câncer. Isso marcou muito todos nós.”

Novas ações
O grupo não para de planejar ações, e na próxima semana irão fazer o mesmo gesto no hospital, pois Angelina também pertence ao grupo Nariz Solidário, que faz ações no Hospital Infantil Waldemar Monastier, no Hospital do Rocio e mais um hospital de Curitiba. O público pode acompanhar o trabalho do grupo na página https://www.facebook.com/FreeStyleGroup2017/, na qual o grupo garante que haverá material novo toda semana.

A mensagem e o aprendizado que ficam de uma atitude como essa é que “um gesto tão pequeno pode mudar a vida de alguém. A intenção aqui é transmitir carinho, o amor dentro de cada um”, finaliza Mateus.