Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 07:02:08
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Alunos do IFPR discutem sobre Controle Social

O evento teve como  tema o “Controle Social - Participação da comunidade fiscalizando o setor público”

Alunos do IFPR discutem sobre Controle Social

Foi realizado no último dia 29 de agosto o último dia dos Seminários Locais do Curso Técnico em Serviços Públicos do IFPR. Desta vez o evento aconteceu no Auditório da Prefeitura de Campo Largo e teve como tema o “Controle Social - Participação da comunidade fiscalizando o setor público.”

O seminário foi aberto ao público e contou com a presença de aproximadamente 75 pessoas, dentre elas alunos e professoras do Curso Técnico de Serviços Públicos (IFPR) e Técnico em Administração (IFPR), servidores públicos, autoridades, como o vice- prefeito Maurício  Rivabem, o vereador Clairton Tummler e demais convidados.

Esteve presente como palestrante o promotor de Justiça, Dr. Hugo Evo Magro Corrêa Urbano, que explicou sobre importância do controle dos gastos públicos por parte da sociedade, da fiscalização por parte do Legislativo e do controle interno da Prefeitura.

Também palestraram os servidores públicos Juliano Castagnoli, controlador interno do Município, Aluízio Bora e Gilmar Coltro, esses que já atuaram no Controle Interno, momento em que explicaram como funciona o controle interno do município, sua fundamentação legal e importância no controle dos gastos públicos juntamente com os conselhos municipais.

Por último, palestraram os doutores Valter Luiz de Almeida Junior e Simone Vaz da Silva, do Observatório Social de Campo Largo, onde abordaram o tema do controle social, sua importância perante a fiscalização do Executivo e do Legislativo, mostraram como funciona o Observatório Social e convidaram os presentes e toda a sociedade a ser voluntário neste trabalho.

Esse último seminário foi organizado pelos alunos Andreia Olivatti, Elisangela Chiquitto, Graciane Jaskievicz, Marco Doeringue e Vanessa Netto, sob a orientação da professora Sirlei Branco Lima.