Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 01:05:27
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Alunos do Sagrada Família

A concepção “Ecologia Humana” elaborada por meio da engenharia ambiental foi apresentada na segunda-feira (28) pelo presidente da Cohapar, Rafael Greca

Alunos do Sagrada Família

     A concepção “Ecologia Humana” elaborada por meio da engenharia ambiental foi apresentada na segunda-feira (28) pelo presidente da Cohapar, Rafael Greca, aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Sagrada Família e do CEEBJA (Centro Educacional de Ensino para Jovens e Adultos) Professor Domingos Cavalli de Campo Largo.
     Greca mostrou o trabalho que a Cohapar realiza em ocupações irregulares, onde um novo espaço é criado com urbanismo correto e  política habitacional de respeito e salvação dos mananciais. “O Governo Requião e do presidente Lula, que priorizam as políticas de resgate social, trabalham com programas habitacionais que transformam favelas em bairros bons para se viver. Foi isso que fizemos na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, e estamos fazendo no Guarituba, em Piraquara,  em Campo Magro e em Colombo”, exemplificou. Em Campo Largo, informou, esses programas vão construir 454 moradias em três empreendimentos, com recursos do PAC, Minha Casa, Minha Vida e FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).
     O presidente da Cohapar explicou que realocar famílias que moram em áreas de risco como na beira de rios, fundos de vale, grotões e banhados é uma postura que une respeito à natureza e qualidade de vida.






 para as pessoas. “É isso que estamos fazendo nessas regiões. Ao mesmo tempo que preservamos os rios e mananciais, construímos um urbanismo digno para as pessoas viverem, porque se isso não ocorre, a cidade se perde”, explicou Greca.
Greca lembrou que, quando foi prefeito de Curitiba, criou vários parques para que a cidade fosse capaz de drenar e escoar as águas e evitar alagamentos. “Fizemos um planejamento para a cidade, envolvendo moradia, transporte, Ruas da Cidadania, Faróis do Saber, catadores de papel e canalização de rios”, salientou Greca, ao justificar que esse conjunto de medidas é importante para garantir qualidade de vida para as pessoas. “A preocupação com o ser humano somada ao respeito pela natureza é engenharia ambiental”, frisou.

Ele disse ainda que as variações climáticas que ocorrem em várias partes do mundo e, mais recentemente, no Sul e Sudeste do Brasil, onde as fortes chuvas e ventos provocaram calamidades, são consequências do mau planejamento e da desconstrução ambiental. “Refazer o equilíbrio ambiental, ter uma postura correta do meio ambiente é usar a terra de forma a fazer dela um instrumento de futuro”, observou Greca

Para a diretora do Colégio Sagrada Família, Irmã Lúcia Staron, a apresentação do presidente da Cohapar foi esclarecedora. “É importante para nossos alunos ter a consciência do respeito à natureza. Além disso, Greca trouxe para todos a experiência de quem já foi prefeito, mostrando que é possível unir meio ambiente e desenvolvimento humano, desde que ambos sejam respeitados, porque quando pensamos na vida e na ecologia, é porque desejamos uma vida melhor para todos”.

“Foi uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre o que deve ser feito”, disse a estudante Adrielly Mayara Soares de Souza, aluna do 3º ano do ensino médio do Sagrada Família. Segundo ela, as informações  servirão para que “todos fiquem mais atentos ao que acontece em nossa volta e, assim, poderemos pensar em fazer um futuro melhor”, disse Adrielly.