Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 01:02:58
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Arranjado Educativo

Na manhã de terça-feira, 29, aconteceu o primeiro fórum para levantar assuntos de necessidade do município para que se realizem atividades práticas de educação.

 

 

Arranjado Educativo

Na manhã de terça-feira, 29, aconteceu o primeiro fórum para levantar assuntos de necessidade do município para que se realizem atividades práticas de educação transformadora, orientadas para o desenvolvimento humano e sustentabilidade. É uma proposta inovadora do Sesi/Senai e que visa criar um espaço democrático para possibilitar a aprendizagem e desenvolver localidades por meio de ativos sociais, ambientais, culturais e econômicos.
Estiveram presentes representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Largo, da GL Eletro Eletrônicos, Germer, Kennedy, Amosl, Folha de Campo Largo e jornal A Notícia de Campo Largo, Biblioteca Comunitária, Secretaria de Assuntos Estratégicos, Sesi Campo Largo e Araucária, Legrand, Colégio Desembargador Clotário Portugal e Cocel. Mas também são parceiros do projeto a Associação Agro-Brasileira, a Secretaria de Educação e Cultura como também a de Desenvolvimento Econômico e o Sindicato do Magistério Municipal.
O aprendizado se dá pela troca de experiência entre as empresa e profissionais, que conhecem melhor a realidade do meio em que vivem, o que vem a fortalecer as redes sociais e que vão gerar soluções para serem implantadas também em comunidades de outros municípios. Inicialmente o projeto está sendo implantado em Campo Largo e logo começa no bairro Portão em Curitiba.
Entre os temas colocados em pauta para possível realização está drogas, reciclagem, importância do emprego e responsabilidade profissional, desenvolvimento do trabalhador na indústria, empreendedorismo como alternativa de renda, acesso à cultura e ao esporte, divulgação de Campo Largo, valorização da escola, valores da família, ecologia, sustentabilidade, lixo doméstico, alimentos orgânicos, turismo rural, atrações para a terceira idade, inclusão digital, uso de espaços da comunidade, motivação e qualificação profissional informal.
Todo o trabalho realizado será divulgado nos dois jornais parceiros e também na Agência de Comunicação Comunitária que terá matérias produzidas por alunos do ensino médio. O próximo encontro que acontece em 22 de outubro no Movimento de Integração Cristã já deve estabelecer metas mais concretas de implantação e benefício da comunidade em geral.