Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 10:23:31
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

Balsa Nova

Até 2010, o Paraná deverá ter 123 municípios com unidades de bombeiros militares e comunitários.

Balsa Nova

     Até 2010, o Paraná deverá ter 123 municípios com unidades de bombeiros militares e comunitários. “Isso significa que mais de 7,9 milhões de paranaenses serão cobertos pelo serviço, ou 78,42% da população”. O anúncio foi feito pelo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Washington Alves da Rosa, durante a Escola de Governo desta terça-feira (29).
Ele entregou, ainda, 25 caminhões do projeto Bombeiro Comunitário para diferentes coordenadorias regionais de Defesa Civil. Alguns dos municípios contemplados pela medida são Balsa Nova, Reserva, Roncador e Piên. “Estamos numa fase de expansão do programa. No primeiro momento, foram investidos R$ 11,7 milhões. Nesta segunda etapa, serão aplicados R$ 6.158.755,00 em aquisição de equipamentos”, explicou o coronel.
     Com o Bombeiro Comunitário, é ampliada a cobertura do atendimento emergencial em caso de incêndios e acidentes. O governo do Paraná entrega o caminhão e cede o projeto arquitetônico para o posto de bombeiros, além de financiar a construção da edificação, 20% a fundo perdido. A prefeitura, por sua vez, doa o terreno e cede funcionários, que são treinados pelos bombeiros militares. “O resultado tem sido muito positivo, com mais de 55 mil atendimentos prestados, sendo muitos casos de incêndios florestais”, detalhou o coronel Washington.