Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 01:57:53
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Geral

Balsa Nova comemora aniversário

Na última quarta-feira (25), o Município de Balsa Nova comemorou o seu 56º aniversário de Emancipação Política.

Balsa Nova comemora aniversário

Na última quarta-feira (25), o Município de Balsa Nova comemorou o seu 56º aniversário de Emancipação Política. Desmembrado do Município de Campo Largo em 25 de janeiro de 1961, a cidade de Balsa Nova pode, a partir daquela data, ser dona do seu próprio destino, ter as suas próprias leis e encontrar soluções próprias para o seu desenvolvimento econômico, político e social.  

Quando o coronel português Antonio Luiz Lanin, o Tigre, fixou sua morada no Tamanduá, por volta de 1702, estava escrevendo as primeiras linhas da História de Balsa Nova. Ele tinha autorização do Governo Paulista para explorar as minas de ouro da região, mas acabou aqui se fixando e fundou uma povoação que prosperou e se transformou no município de Balsa Nova.

A sesmaria de Tigre ficava exatamente onde, hoje, se localiza a sede municipal. Ele morava na Fazenda Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, onde mandou construir uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. Foi o primeiro templo religioso da região.

Mas foi a partir de 1876, quando chegaram a Balsa Nova uma leva de desbravadores, que a região começou a prosperar. Eram eles, segundo os historiadores: Euzébio Pereira doa Anjos, Mathias Oliveira, Ana Oliveira Chaves, Francisco Oliveira da Cruz, José Inácio Gonçalves, Francisco Leite Cordeiro, João Leite Cordeiro, Joaquim Soares Ferreira, Lúcio Ferreira Albuquerque e Mathias Gomes, os primeiros a explorar a região, para fixar residência, trabalhar, produzir alimentos.

Antiga ponte sobre o Rio dos Papagaios, às margens da BR 277, foi construída nesta época, no ano de 1876, por imigrantes alemães, quando da visita de Dom Pedro II ao Paraná. A obra, tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural da União é considerada um monumento da Engenharia Nacional e um dos mais importantes monumentos históricos e turísticos do Município.

O povoado cresceu a partir do final do século XVIII até que, em 1891, Galdino Chaves, com o objetivo de facilitar o cruzamento do rio Iguaçu, por ter a velha balsa sido levada pela correnteza do rio, construiu uma balsa nova. O novo transporte tornou-se referência obrigatória para quem necessitava cruzar o rio, local de intenso tráfego comercial. Logo, a região passou a chamar-se Balsa Nova.

Em 1938 a denominação oficial do lugar passou a ser João Eugênio, mas em 12 de maio de 1954, por pressão popular, o nome da cidade voltou a ser, em definitivo, Balsa Nova, então o principal distrito de Campo Largo. No dia 25 de janeiro de 1961, entretanto, o distrito conquistou sua Emancipação Política, desmembrando-se de Campo Largo. Começou ali uma nova Era para Balsa Nova que, com administração própria, já não dependia mais da cidade vizinha, de cuja base territorial compartilhava.

Hoje Balsa Nova é um dos mais prósperos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Com uma população de mais de 12 mil habitantes, o Município produz, principalmente, Milho, Soja e Feijão, além de frutas e hortaliças. Seu parque industrial está em franco crescimento e sua indústria turísticas é uma das mais desenvolvidas da RMC. Com localização geográfica privilegiada e clima propício para o turismo de campo, Balsa Nova investe nessa opção econômica, não descuidando do espaço para o seu parque fabril. A população tem comemorado anos seguidos de progresso, estando a cidade entre as mais bem administradas do Paraná.