Terça-feira às 16 de Abril de 2024 às 09:28:33
EM CAMPO LARGO 19º | 23º
Geral

Balsa Nova já não produz mais milho como antigamente

A produção estimada de milho para esta safra é de 22.875 toneladas. Nos campos, a paisagem vem se modificando, na medida em que soja e feijão se tornam mais rentáveis do que o milho.

Balsa Nova já não produz mais milho como antigamente

Outrora um dos maiores produtores de milho da região, Balsa Nova já não produz mais milho como antigamente. Nos últimos anos, embora a produtividade por hectare tenha  aumentado substancialmente, a área de plantio vem encolhendo gradativamente no Município, dando lugar a outras culturas, como soja e feijão. A soja é, hoje, o produto mais cultivado no Município, abrangendo uma área de 11.158 hectares, que antes era praticamente toda ocupada pela lavoura de milho.

Os cerca de 160 produtores de milho de Balsa Nova (pequenos, médios e grandes), só utilizaram 1.752 hectares com o cultivo desse cereal, o que equivale a pouco mais de 10% da área agrícola do Município, de 14 mil hectares. A produção estimada de milho para esta safra é de 22.875 toneladas. Nos campos, a paisagem vem se modificando, na medida em que soja e feijão se tornam mais rentáveis do que o milho.

Mudança

Ogair Ferreira, técnico agropecuário, responsável pelo escritório local da Emater em Balsa Nova, disse que a tendência de redução da área plantada com milho, no Município, vem sendo observada desde 2006, quando eram plantados 7.600 hectares com milho e 3.500 com soja. De lá para cá, os números foram se invertendo, ao ponto de termos somente 1.400 hectares com milho. As mudanças que aconteceram em Balsa Nova, na questão do milho, parece um fenômeno local, uma vez que não se reproduz nos municípios vizinhos, que continuam plantando milho em áreas tradicionais, alguns até aumentando a área plantada, como Campo Largo e Araucária.

Festa
Realizada por 21 anos, a tradicional Festa do Milho de Balsa Nova foi cancelada esse ano, por medida de economia, pelo prefeito Luiz Costa. O cancelamento da festa nada tem a ver com a queda na área plantada com milho no Município, e teve o apoio da classe produtora. Nos últimos anos, a Festa do Milho, embora trouxesse um grande público para a cidade, não trazia lucros e nem os produtores locais ficavam satisfeitos. Para os produtores ouvidos pela Reportagem da Folha de Campo Largo, sobre a possibilidade do evento não ser mais realizado, a sugestão foi de que a festa possa voltar, em 2018, mas não como Festa do Milho, e sim como aniversário da cidade, que ocorre no mesmo mês, de janeiro, ocasião em que a festa era realizada.