Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 09:13:46
EM CAMPO LARGO  | 22º
Geral

Bispo campo-larguense é homenageado em jantar

Dom Pedro Fedalto, Padre João Chemin e Monsenhor Celso Marchiori

Bispo campo-larguense é homenageado em jantar

Na noite da última terça-feira, 18, o recém nomeado Bispo da Diocese de Apucarana, Celso Marchiori, recebeu homenagem dos campo-larguenses em um jantar que aconteceu no Restaurante O Pescador, promovido pela Prefeitura Municipal. O evento teve presença dos padres das paróquias do município.
O arcebispo emérito da Arquidiocese de Curitiba, o campo-larguense Dom Pedro Fedalto, enalteceu a nomeação do conterrâneo e justificou o grande número de religiosos nascidos em Campo Largo que hoje ocupam postos na Igreja Católica. “Quando estudava no seminário muitos eram de Campo Largo”, disse o bispo. Ele citou as responsabilidades que monsenhor Celso terá a frente do novo cargo e aconselhou o amigo.
Monsenhor Celso, por sua vez, manifestou felicidade com a acolhida e se disse alegre com a surpresa de encontrar Dom Pedro Fedalto naquela ocasião. Sobre a nova caminhada conta que deseja ser o “bispo que a Igreja Católica precisa”, seguindo os ensinamentos de Deus. “Em qualquer projeto de vida devemos ter em vista a promoção humana”, falou o novo bispo sobre a realização do trabalho com a população e enfatizou que em qualquer função precisamos ter um sinal de esperança no caminho.
A ordenação de Monsenhor Celso Marchiori está prevista para acontecer no próximo dia 28. Durante a ordenação, receberá o anel que simboliza a aliança do bispo com a Igreja, o báculo que é uma espécie de bengala que significa o ministério do pastor e a mitra, que representa a autoridade eclesial. Ele deve assumir a Diocese a partir de setembro

História
O Bispo Celso Marchiori nasceu em Campo Largo e viveu por um bom tempo no Itaqui, onde trabalhou por quatro anos na Porcelana Schmidt. Em 1976 ele foi para o Seminário Menor São José em Curitiba e depois entrou para o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Foi ordenado padre em 1988 e ficou por 21 anos como formador nos seminários.
No início deste ano estava atuando na Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Curitiba, mas também auxiliava as paróquias em Campo Largo, realizando algumas missas e batizados na Piedade, Santa Cecília e Senhor Bom Jesus. Atualmente ainda participa do Colégio de Consultores; do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e do Conselho de Ordens e Ministérios.