Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 02:27:35
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

20-11-2009

Sub-tenente Guardião, do Corpo de Bombeiros de Campo largo, Campeão Brasileiro de Salvamento Aquático.

Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

20-11-2009 

 Representando o Paraná no IX Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, realizado em Guaratuba entre os dias quatro e sete de novembro, o sub-tenente Guardião (Valdecir Guardião da Silva), do Corpo de Bombeiros de Campo Largo, sagrou-se campeão brasileiro, na cate goria 45 a 49 anos. Com o soldado Marcelino Kuhn, que obteve classificação em segundo e terceiro lugar em Salvamento com Cinto e Biatlo (nadar e correr), a dupla ajudou o Paraná a ser o Estado campeão brasileiro.
     O evento, além do Campeonato Brasileiro, também abrigou o VIII Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático e o VI Sulamericano de Salvamento Aquático. O objetivo destas competições é de melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento e principalmente a redução do número de afogamentos. O alto nível técnico dos bombeiros-atletas do Paraná foi destaque na competição.

 Campeão
     Participaram da competição cerca de 400 bombeiros de 11 estados e de três países convidados: Argentina, Portugal e Espanha. O Brasil foi o campeão, 7.571 pontos, a Espanha ficou em segundo lugar com 439 pontos e Portugal em terceiro com 357 pontos. A Argentina foi a última classificada, com 178 pontos. O Estado do Paraná somou 2.537 pontos, destacando-se em primeiro lugar. O segundo ficou com Santa Catarina, que somou 1.959 pontos. São Paulo, o terceiro colocado, somou 878 pontos e o Rio Grande de Sul, último do ranking, somou apenas 32 pontos.

 Muito treino
     O subtenente Guardião, em entrevista para a Folha de Campo Largo, destacou que, na semana do campeonato, participou de mais dois eventos esportivos, antes de ir para Guaratuba. Na quarta-feira (04), ele sagrou-se campeão do Circuito Metropolitano de Corrida, em Curitiba, e no sábado, também sagrou-se campeão no Campeonato Paranaense de Montanha. Para chegar até o alto dos pódiuns, ele disse que o segredo é muito treino. "Treino todos os dias, para manter o ritmo e o preparo físico", argumenta.
     O campeão campo-larguense disse que já estava perseguindo esse título há vários anos, em 2007 ele chegou em 5º, no ranking, e em 2008, em segundo, e agora em 2009, sagrou-se campeão. Além do título do campeonato, Guardião também participou das provas de Salvamento em Pranchões, conseguindo também aí a medalha de campeão. "Foi um fim-de-semana duro, difícil, mas conseguimos", disse ele comemorando os títulos.