Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 08:25:42
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Campo Largo brigará para instalação de fábrica de cimento em São Silvestre

Com investimentos da ordem de R$ 700 milhões, a Mineração Delta do Paraná S/A vai implantar na divisa de Campo Largo com Ponta Grossa, região de São Silvestre, uma unidade mineroindustrial.

Campo Largo brigará para instalação de fábrica de cimento em São Silvestre

29/11/2016

Com investimentos da ordem de R$ 700 milhões, a Mineração Delta do Paraná S/A, empresa do grupo pernambucano Brennand, vai implantar na divisa de Campo Largo com Ponta Grossa, região de São Silvestre, uma unidade mineroindustrial com capacidade de produzir 2,5 milhões de toneladas de cimento/ano. O empreendimento vai gerar, só na fase de construção (dois anos e meio), mais de 600 empregos diretos e 300 indiretos. Na fase de operação serão criados permanentemente 100 empregos diretos e 400 indiretos.

A implantação da indústria na divisa dos dois municípios vai impulsionar o desenvolvimento econômico e social de toda a região e vai exigir, dos governos, investimentos em infraestrutura prometidos há mais de 60 anos e que até hoje não chegaram. Campo Largo deve lutar para que a unidade industrial seja construída em São Silvestre, e não em Itaiacoca, município de Ponta Grossa, o que pode incrementar a arrecadação de impostos para o Município. Nesta quarta-feira (23), foi realizada a Audiência Pública para a consulta da população sobre o impacto do empreendimento, para elaboração do Eia/Rima.

Audiência
O projeto encontra-se na fase de decisão do processo de licenciamento ambiental (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima). A audiência pública, coordenada pelo Insituto Ambiental do Paraná, foi realizada no lado campo-larguense, em São Silvestre, na quarta-feira (23) no Colégio Estadual Professor Aloísio. Na quinta-feira (24), a reunião foi marcada para o lado ponta-grossense, em Itaiacoca, onde fica a maior parte da mina que a empresa vai explorar.

O prefeito eleito, Marcelo Puppi, foi à região, para participar da Audiência Pública, com um grande números de vereadores eleitos, representantes da Acicla e empresários, e defendeu a implantação da planta industrial em São Silvestre, no município de Campo Largo, em vez de Itaiacoca, Ponta Grossa, distante menos de um quilômetro da divisa dos dois municípios. “Ou pelo menos na divisa dos dois municípios, para gerar impostos para os dois lados. Já perdemos a geração de impostos da Itambé, para Balsa Nova, quando da divisão territorial dos dois municípios, agora temos que lutar para não vermos repetida a mesma receita, de fornecer apenas o mineral, a matéria-prima, e não ganhar nada com impostos”, disse ele.

Os vereadores eleitos de Campo Largo, João da Água, Betinho, Alemão e Tadeu de Paula, participaram da comitiva do prefeito eleito Marcelo Puppi e defenderam a implantação da indústria no lado campo-larguense. O mesmo fez o atual vereador, Luis Rossato, residente na região. Na audiência com mais de 150 pessoas, moradores da região, estavam presentes vários diretores do grupo Brennand, liderados pelo diretor técnico João Cipriano. Por Campo Largo, não compareceu nenhuma autoridade da atual administração (Poder Executivo). João Cipriano lamentou que não foi recebido em Campo Largo, pelo prefeito Affonso Guimarães, com quem queria conversar sobre o empreendimento, e nem pelos vereadores. “As duas audiências foram canceladas”, disse ele.

Marcelo Puppi disse que já havia falado com o governador sobre esse empreendimento e garantiu que vai a Recife conversar com a diretoria do grupo Brennand para defender a implantação da planta industrial do lado de cá.