Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 05:56:23
EM CAMPO LARGO 12º | 23º
Geral

Campo Largo comemora 3.500 árvores plantadas

Somente de 2007 para cá, o município alcançou a marca de 3.500 árvores plantadas

Campo Largo comemora  3.500 árvores plantadas

     Campo Largo, localizada na RMC, tem demonstrado nos últimos anos preocupação com a preservação ambiental e respeito pela natureza. Somente de 2007 para cá, o município alcançou a marca de 3.500 árvores plantadas nas vias públicas, resultado do Plano de Arborização Urbana implantado há dois anos pela Prefeitura da Cidade. “Cuidar do meio ambiente é garantir o futuro das novas gerações” comenta o prefeito Edson Basso. “Com o plano de arborização garantimos, não apenas mais qualidade de vida como também uma cidade cada vez mais verde e mais bela” complementa Basso.
     A arborização urbana traz vários benefícios aos cidadãos, tais como a melhoria estética da cidade, sombreamento, proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, atração de pássaros e absorção da poluição atmosférica.
Mas o plano de arborização esbarra em um inimigo: o vandalismo. A destruição das mudas plantadas pelas equipes da secretaria de Meio Ambiente gera prejuízos financeiros e ambientais. De acordo com o órgão, as mudas plantadas nas vias próximas de escolas são as mais afetadas.
     Além do plano de arborização, o município conta com um Horto Municipal, onde são produzidas cerca de 60 mil mudas/ano, de 55 diferentes tipos de espécies nativas. Parte dessa produção é destinada, inclusive, a pequenos produtores rurais para que recomponham a mata ciliar no entorno dos rios em suas propriedades, através de um convênio estabelecido com o Instituto Ambiental do Paraná - IAP.
     Para comemorar o Dia da Árvore, no dia 21, segunda-feira, a partir das 15h00m o prefeito Edson Basso, acompanhado de alunos de escolas públicas, fará o tradicional plantio de mudas no Parque Cambuí.