Terça-feira às 16 de Abril de 2024 às 03:06:58
EM CAMPO LARGO 18º | 23º
Geral

Carteira de habilitação digital está disponível gratuitamente aos paranaenses

Sabia que você pode ter a carteira de habilitação no seu smartphone? Poucas pessoas sabem ou a utilizam, mas a carteira de habilitação digital está disponível gratuitamente aos parana­enses

Carteira de habilitação digital está disponível gratuitamente aos paranaenses

Poucas pessoas sabem ou a utilizam, mas a carteira de habilitação digital está disponível gratuitamente aos parana­enses desde fevereiro de 2018. O documento possui a mes­ma validade da sua versão impressa e pode ser acessado pelo celular sem o uso da internet.

Vale ressaltar que o aparelho fica limitado ao acesso de apenas uma CNH-e. O aplicativo “CNH Digital” pode ser baixado nos sistemas Android e iOS. Em uma blitz, caso o aparelho esteja desligado por falta de bateria, a autorida­de de trânsito considerará que o motorista não está portan­do a CNH, caso o mesmo não apresente a versão impressa também.

Mas, para que o aplicativo funcione, o motorista deve ter a nova versão da carteira de habilitação, emitida a par­tir de maio de 2017, que possui um código em QR-Code na parte interna. Aqueles que ainda assim quiserem usar o aplicativo, mas não tiverem essa versão, podem solicitar uma segunda via do documento, no valor de R$ 82,36, ou esperar até a renovação.

Como ter a versão digital

O motorista precisa atualizar o seu cadastro, informan­do e-mail e telefone válidos, no Detran-PR. Por meio do Por­tal de Serviços do Denatran deve realizar um cadastro e, ainda neste site, deve abrir o menu “CNH Digital” e escolher a opção “Ativação”, para que receba no e-mail informado o código de autenticação.

Realizar o download do aplicativo no celular e acessar - somente na primeira vez - com o código de autenticação, depois criar uma nova senha com quatro dígitos. O aplicati­vo pode pedir uma certificação digital.

Para pessoas que já possuam algum certificado digital, como o e-CPF, não precisarão comparecer a uma unidade de atendimento ao Detran para a atualização dos dados ca­dastrais, podendo acessar diretamente o site.