Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 05:27:06
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

Casal campo-larguense larga tudo para viajar pelo mundo

O casal campo-larguense Luciane Lutia (34) e Fábio Amorim (34), residentes no Ouro Verde, decidiu largar tudo e, com uma mochila nas costas, conhecer toda a América do Sul.

Casal campo-larguense larga tudo para viajar pelo mundo

O casal campo-larguense Luciane Lutia (34) e Fábio Amorim (34), residentes no Ouro Verde, decidiu largar tudo e, com uma mochila nas costas, conhecer toda a América do Sul, país por país, viver os costumes de cada região, experimentar os alimentos típicos, conviver com a população local. O casal sem filhos, agora Nômades Digitais, começou a viagem no dia 25 de novembro de 2016, num voo de Curitiba para Porto Alegre, depois, de ônibus, Gramado e Canela e, em seguida Punta Del Leste, no Uruguai.

Luciane trabalhou por 13 anos no mundo corporativo, tinha um bom emprego e um bom salário. Era detentora de cargo de confiança e liderança na empresa, mas algo a incomodava quando, sentada no escritório, olhava pela janela e ficava pensando: “o que eu estou fazendo aqui, trancada, com esse mundo todo lá fora?”. Fábio, servidor público (agora em licença não remunerada, de dois anos), também compartilhava o mesmo sentimento.
Mudança

Luciane disse que certo dia o marido decidiu investir em um negócio que poderia dar a flexibilidade que ambos precisavam e sonhavam, para viajar pelo mundo. Em 2012 Fábio lançou um e-book para ajudar as pessoas a tocarem violão 100% on-line. Não teve sucesso. Em 2013, lançou uma nova versão, também sem sucesso (vendeu apenas seis unidades). Em agosto de 2014, lançou novo curso de violão on-line, para iniciantes, chamado Fórmula Violão, sucesso absoluto. Ainda em agosto de 2014 vendeu 50 unidades.

A essa altura da vida, Luciane já havia largado o emprego e fazia freelancer na área de decoração. Em abril de 2015 Fábio sentiu a necessidade de ter alguém para trabalhar com ele, foi quando ela largou tudo o que estava fazendo para ajudá-lo. O novo curso já tinha mais de 500 alunos inscritos. O trabalho do casal é diário, porque eles dão suporte em tempo integral para os alunos. “Não estamos trabalhando menos, agora, mas estamos trabalhando melhor. Por isso temos tempo para viajar”, explica Luciane.

“Resolvemos fazer o ‘mochilão’ pela América do Sul, com projeto inicial de ficar um mês em cada lugar (país ou cidade). Já passamos pelo Uruguai, Argentina e neste momento estamos conhecendo a linda cidade de Santiago, no Chile, onde vamos ficar por pelo menos um mês”. Para o casal, a viagem é um aprendizado, todos os dias. Eles têm um canal no Youtube chamado “Vamo que Vamo Viajar” para compartilhar as experiências como Nômades Digitais. Um dos objetivos do casal é inclusive incentivar as pessoas a viajarem. “Muitas pessoas que conhecemos acham que viajar é só para rico, mas na nossa opinião é uma questão de escolha. Nós somos a prova disso”.

Luciane lembra que muitos amigos acham que o casal está “fora da casinha, quando descobrem que largamos a segurança de nossos empregos para viver viajando e trabalhando ao mesmo tempo”. Disse que a experiência é desafiadora, pois a cada dia aprendem algo novo. Novos vizinhos, culturas e alimentos. A maior fonte de renda é o curso de violão, os alunos conquistados e que chegam a cada dia. Antes de viajar pela América do Sul, o casal fez um teste viajando para os Estados Unidos por dois meses. Para surpresa, trabalharam muito melhor de lá do que quando estavam em casa no Brasil. “Foi quando decidimos voltar e ajustar algumas coisas para que pudéssemos ficar mais tempo viajando”. O projeto inicial do casal é rodar toda a América do Sul, durante um ano, vivendo um mês em cada lugar (cidade ou país).

Fábio e Luciane descobrem, dia após dia, que morar fora do Brasil não é tão caro como as pessoas pensam, e que a experiência cultural e de vida compensa o gasto. “Nós não nos consideramos turistas e nem moradores, mas um mistura dos dois”, conta Luciana.

O casal, que continua em Santiago, onde deve ficar até o início de fevereiro, ainda está decidindo qual a próxima parada. Eles vão para o Peru, mas ainda não decidiram em qual cidade vão parar para ficar por alguns dias. Luciane diz que eles vão aproveitar para conhecer tudo, cada cidade, cada lugarejo típico. No www.youtube.com, é possível seguir o casal, passo a passo.