Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 05:32:10
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

Cheiro forte de fábrica de asfalto incomoda moradores do Rivabem

Segundo relatos, a produção do material provoca uma fumaça intensa, que apresenta um cheiro muito forte.

Cheiro forte de fábrica de asfalto incomoda moradores do Rivabem

Há muito tempo, os moradores do Rivabem, em especial da Rua Atílio Bressan Filho, estão sofrendo com o cheiro forte da produção de asfalto realizada por uma usina localizada nas proximidades.

Segundo relatos, a produção do material provoca uma fumaça intensa, deixando o bairro sob aparente neblina, que apresenta um cheiro muito forte e ruim, inclusive nos finais de semana. Os moradores dizem também que já foram registrados inclusive casos de reações alérgicas e tosses por conta dessa fumaça.

Como os moradores já conhecem a empresa há algum tempo, contam que já conseguem reconhecer quando as chaminés estão usando o filtro ou não. Eles contam que na última semana, por apresentar um cheiro ainda mais forte, por dois dias a empresa aparentemente estava sem o filtro.

A Folha de Campo Largo entrou em contato com a CCR – Rodonorte, pois os próprios moradores falaram que a empresa produz asfalto para a companhia. A CCR disse que possuem duas usinas que fazem asfalto em Campo Largo, uma no km 73 da BR-277 e outra no km 123, da BR-376, que está apresentando o problema. Essa é uma empresa terceirizada, mas que não realiza serviços exclusivos para a CCR, trabalhando para outros locais também, por isso não há como responder por eles.

A Redação tentou entrar em contato com a empresa, que apresenta sede na cidade de São Paulo, e com a sua equipe de assessoria de comunicação, sediada na mesma cidade, porém não obteve resposta.

A Prefeitura de Campo Largo respondeu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente que “a empresa localizada na Rodovia BR-277, nº° 5970, bairro Guabiroba, encontra-se regular com os documentos legais, possuindo Autorização Ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o qual está dentro do prazo de validade. A Equipe de Fiscalização Ambiental já vem monitorando a área desde que foram recebidas as primeiras denúncias e continuará fazendo este monitoramento. Caso seja evidenciada alguma irregularidade, serão tomadas as medidas cabíveis”. A Prefeitura disse que apesar da empresa referida na matéria estar localizada no km 123, a licença ambiental consta no bairro Guabiroba.