Terça-feira às 16 de Abril de 2024 às 08:25:46
EM CAMPO LARGO 19º | 23º
Geral

CIEE tem 30 vagas de estágio abertas aos campo-larguenses

O órgão explica quais são os direitos e deveres dos estagiários e empresas contratantes

CIEE tem 30 vagas de estágio abertas aos campo-larguenses

Início de ano é momento de estabelecer novas metas, que incluem aprendizado e profissionalização para a maioria das pessoas que estão iniciando uma carreira. O estágio é uma oportunidade para colocar em prática tudo o que está sendo aprendido em sala de aula.

Hoje, em Campo Largo, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferece aos campo-larguenses em torno de 30 vagas, que abrangem desde áreas para estudantes de Ensino Médio até áreas mais específicas, como Administração, Marketing, Pedagogia, Biomedicina, entre outras. “O estagiário pode ficar contratado por dois anos ou até que se forme, o que acontecer primeiro. Para ser estagiário, é necessário estar matriculado e frequentando aulas, nos níveis médio, técnico, graduação ou pós-graduação”, explica Felipe Rosa, Prospector do Escritório Regional de Campo Largo.

Felipe diz que todas as empresas – com exceção do microempreendedor individual – podem contratar estagiários. “A empresa precisa estar com CNPJ em dia, ter um ambiente que possibilite o desenvolvimento das atividades do jovem na área que estuda e é necessário um profissional formado na área do estudante para supervisioná-lo. Ela não pode exigir do estagiário nenhuma atividade que não esteja completamente relacionada ao seu curso.

O estágio é uma extensão prática do que se aprende no curso e, para tal, tem que agregar conhecimento. Atividades como limpeza de ambientes, fazer café, ir em bancos e outros órgãos são proibidas”, adverte.

O jovem que deseja ser contratado deve ter cadastro no CIEE, que pode ser feito diretamente no site www.cieepr.org.br ou pessoalmente em qualquer agência CIEE. Para fazer o cadastro no local é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de matrícula atualizado. Após isso, o candidato será encaminhado para a vaga que tiver interesse e se for selecionado fará um contrato diretamente no CIEE.

O estagiário tem direito a uma bolsa-auxílio, auxílio-transporte e após um ano de estágio tem direito ao recesso remunerado de 30 dias. “A cada seis meses é preenchido um relatório para acompanhamento, que é analisado pelo CIEE. Esse relatório deve ser assinado pela empresa, estudante e instituição de ensino. Qualquer desvio identificado é repassado ao setor de acompanhamento onde as providências são prontamente tomadas”, diz Felipe. Estagiário, empresa e instituição de ensino têm o poder de romper contrato, sem necessitar cumprir aviso prévio ou pagamento de multa.

Programa Aprendiz

 

O CIEE de Campo Largo agora também atende o Programa Aprendiz e possui salas de aula e estrutura necessária para oferecer os cursos promovidos pelo programa. Empresas e estudantes interessados em participar podem entrar em contato diretamente com o CIEE para esclarecimento de dúvidas. O CIEE está localizado na Rua Xavier da Silva, 1016 - telefone 3313-4261.