Sabado às 20 de Abril de 2024 às 05:54:56
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Geral

Cohapar reúne estudantes de Campo Largo

Greca mostrou aos alunos que Campo Largo será contemplada com 550 novas moradias

Cohapar reúne estudantes de Campo Largo

     Cerca de 200 alunos do ensino médio e professores de três escolas de Campo Largo, conheceram nesta terça-feira (15) os projetos de resgate social e planejamento urbano desenvolvidos pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). A apresentação foi realizada pelo presidente da Companhia, Rafael Greca, no Colégio Macedo Soares.
     Greca mostrou os programas que a Cohapar vem desenvolvendo dentro dos princípios da construção e desenvolvimento de cidades sustentáveis, com o objetivo de preservar o meio ambiente e resgatar a dignidade das pessoas. Para ilustrar os projetos ele apresentou os programas de Regularização Fundiária e Urbana desenvolvidos pela Cohapar, a Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, e o Novo Guarituba, em Piraquara.
     “Fico feliz em compartilhar com os jovens essas experiências. É desta forma que construímos um mundo melhor, mais humano e com consciência do espaço urbano para garantir a qualidade de vida do futuro deles”, comentou Greca. Segundo ele, na Grande Curitiba já vivem 40% da população do Paraná. “Temos uma quantidade bastante expressiva de pessoas morando em ocupações irregulares, áreas de risco e de mananciais e é para mudar esta realidade que estamos trabalhando.”
     Ecologia – Ele explicou que a ecologia não pode ser vista apenas sob a ótica da preservação das plantas e dos animais. “Ecologia é o trabalho do homem em harmonia com o meio ambiente. É definir a ocupação sustentável do solo, planejar a expansão humana com a ampliação dos quadros urbanos e fazer uma política habitacional correta que preserve os mananciais”, explicou.
Para o presidente da Cohapar, o trabalho que hoje o governo faz na área de habitação não é apenas construir casas para as pessoas mais necessitadas. “É um conjunto de medidas planejadas que garantem a qualidade de vida, resgatam a cidadania, a dignidade das pessoas, mas, acima de tudo, cria um espaço urbano em harmonia com o meio ambiente”, justificou.
     Greca detalhou a mudança na vida das famílias com o projeto da Vila Zumbi dos Palmares, totalmente transformada num bairro novo, seguro, seco, com ruas abertas e pavimentadas. “Estamos fazendo o mesmo no Guarituba, em Piraquara, onde começamos a construção de mais de 800 casas, dando novo desenho à Região Metropolitana. Lá será feita a ecologia humana com resgate social. No total, mais de 12 mil famílias serão beneficiadas com o projeto. Assim vamos preservar os mananciais de água que abastecem cerca de 70% da Região Metropolitana de Curitiba”, pontuou Greca.
     Campo Largo – Greca também mostrou aos alunos que Campo Largo também  será contemplada com novos bairros. “Aqui serão construídas 550 novas moradias. Deste total, 454 são relativas ao programa Minha Casa, Minha Vida e as demais serão construídas com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e dão continuidade ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Paraná”, afirmou.
     “Temos que criar desenvolvimento com equilíbrio”, disse ao exemplificar que essa consciência já vem sendo aplicada em vários países europeus, que cobram impostos ou taxas de quem provoca poluição. “Isso diz respeito a nós e ao nosso futuro, porque o desequilíbrio ambiental é o responsável pelas alterações climáticas em todo o planeta. O homem tem o dever e a obrigação de cuidar do meio em que vive. Já se foi o tempo em que o progresso se fazia em cima da desconstrução ambiental.”
     A diretora do Colégio Macedo Soares, Neusa Coloda, comentou que foi gratificante participar do encontro. “O presidente da Cohapar é um homem iluminado de sabedoria e conhecimento. Isso só veio acrescentar ao nosso currículo e contribuir para ampliar nossa consciência sobre a necessidade de preservação do nosso planeta. É uma consciência que nossos alunos poderão aplicar no dia a dia”.