Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 07:26:19
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Colégio de Bateias tem fanfarra ecológica

Há três anos o Colégio Otalípio Pereira de Andrade, em Bateias, realiza um projeto que desperta o interesse de todos os alunos.

 

Colégio de Bateias  tem fanfarra ecológica

     Há três anos o Colégio Otalípio Pereira de Andrade, em Bateias, realiza um projeto que desperta o interesse de todos os alunos. Trata-se do incentivo à cultura e também à consciência ambiental: a Fanfarra Unidos da Lata. O que chama a atenção é que os instrumentos que os alunos aprendem a tocar são desenvolvidos com materiais alternativos, como tambores e latas.
     Inicialmente os ensaios aconteciam nas aulas de Artes e devido a grande aceitação e mobilização dos alunos, passou a ser realizada duas horas por semana em contra turno escolar no período da manhã e da tarde. Acontecem duas fanfarras e cada uma com participação de 25 alunos. Nas aulas os alunos aprendem teoria musical e ritmos de todo o país.
      O projeto está sob orientação do professor de música Geovani Dallagrana, que também já fez pedido ao Núcleo de Educação para compra de novos instrumentos para ampliar a fanfarra e tornar possível o início da banda marcial do colégio.

Entenda o projeto
     O Fanfarra Unidos da Lata visa democratizar e difundir o ensino musical de qualidade para as diferentes classes sociais, propicia o estudo teórico e o desenvolvimento da prática musical através de instrumentos rítmicos de fanfarra e, secundariamente, instrumentos melódicos de banda marcial. O Colégio reconhece que a comunidade deseja aprender e apreciar a arte da música, porém, há ausência de recursos financeiros, a dificuldade de deslocamento ao centro da cidade aonde são desenvolvidas poucas atividades musicais e necessitam de profissionais da área da música inseridos na comunidade.
     Ao estudar música se conhece os elementos formais, gêneros, estilos que possibilitará o adolescente identificar a música de massa e qualificar a música que ouvirá. Geovani explica que no som vários elementos apresentam diferentes características como intensidade, altura, timbre, densidade e duração. Esses elementos relacionam-se e podem combinar sucessivamente ou simultaneamente. Ao aprender isso o educando compreende a música e aprecia as formas de expressão musical e a fanfarra estimula esta compreensão.
     O objetivo deste projeto é oferecer ensino musical de qualidade à comunidade, oportunizando encontros semanais de aulas teórico musicais, práticas e ensaio em conjunto; capacitar os educandos às aptidões musicais como a execução de células rítmicas e melódicas e técnicas instrumentais. Além disso visa conscientizar ecologicamente ao reaproveitar materiais alternativos para produzir instrumentos que auxiliam na musicalização; desenvolver técnicas manuais para a produção instrumental alternativa; inserir o ensino musical na comunidade e motivar à apreciação musical através de apresentações e oficinas.
     Os ritmos estudados serão primeiramente do território nacional fazendo a ligação imediata com a herança histórica, por exemplo, o maracatu que teve origem nas cerimônias de coroação dos reis e rainhas da nação negra e influência da cultura afro.
     Entre os materiais utilizados na aula estão baquetas percussivas, latas recicláveis de vários tamanhos, tinta spray, espuma, feltro, fita isolante, resistência de chuveiro, tambores plásticos de vários tamanhos e instrumentos reaproveitados de uma antiga fanfarra.