Sabado às 20 de Abril de 2024 às 05:17:49
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Geral

Comércio local

Em 1966 a loja passou a funcionar na Rua Centenário, onde está até hoje (a foto foi tirada em 1971). Valdemar fundador do Móveis Centenário na antiga Rua XV de Novembro, local de sua primeira

Comércio local

     Campo Largo não é só conhecida pelos pontos turísticos que abriga em todo o seu território, mas pela tradição em ter empresas familiares, que passam ao longo de muitas gerações, algumas inclusive conservam o modo de trabalho há muitos anos. A loja Móveis Centenário está no mercado campolarguense há quase 50 anos, administrada sempre por membros da família Grunewalder ,e vende dormitórios, cozinhas, jogos de estofado, estantes, de tudo um pouco. 
     A loja foi fundada por Valdemar Grunewalder, nascido na Alemanha e que fixou residência no Brasil em 1948, anos após o fim da Segunda Guerra Mundial e que viveu a repressão do ditador alemão Hitler. Em Campo Largo abriu o seu primeiro comércio em 1959 quando começou a fabricar caixotes de vitrola e viu que era uma área que tinha um futuro longo. Na Alemanha, Valdemar se profissionalizou como açougueiro, mas não era uma área de seu interesse, também teve uma pastelaria e bar. De acordo com os filhos a entrada do pai no ramo de móveis não foi prevista e aconteceu por acaso.
     Um ano depois, em 1960 a primeira loja Móveis Centenário foi aberta, era conhecida por fazer reforma em estofados, cadeiras e na venda e fabricação de móveis.  Era no prédio da Rua XV de Novembro em que hoje funciona a Loja Central. Após alguns anos mudou-se para um imóvel em frente à Praça Getúlio Vargas. Os filhos Alberto, Mário e Ana que são sócios da loja contam que o pai trabalhava na Porcelana Steatita em três turnos para acumular recursos financeiros e comprar móveis a serem expostos na loja.
     Para ficar no mercado, a loja foi se adequando as tendências do mercado, incluindo ao mostruário mais opções de móveis, sem esquecer os gostos do público-alvo. Na Rua Centenário a loja está desde 1966, Mario o filho que mais acompanhou a rotina do fundador do Móveis Centenário lembra que a iluminação da rua era com foco de 100 watts e toda noite uma pessoa precisava ligar a chave de luz. No final da década de 90 a loja acabou por se fixar na Rua Centenário, 2497 e é administrada pelos três sócios e tem a ajuda de mais dois funcionários. O fundador faleceu em dezembro de 2006 e sua esposa Erica grande parceira, faleceu em abril de 2006 aos 76 anos, e os filhos fizeram questão de continuar a tradição.

A “moda” da casa
     Móveis Centenário é uma das lojas mais antigas de Campo Largo, e com 49 anos de fundação ainda tem um modo de trabalho artesanal, a conferência de clientes e pagamentos é feito em fichários, os preços são colocados nas mercadorias em pequenos papeis, tecnologias como computador e máquina de cartão de crédito ainda não fazer parte do cotidiano da loja, carnê próprio e cheque são os mais usados na hora do pagamento, esse é o jeito da casa de trabalhar, e que dá certo há quase cinco décadas, sempre no ramo de venda de móveis.
     “Assumir o nome exige muita responsabilidade. Com o ponto feito e nome conhecido, a responsabilidade é manter, por questões de obrigação e consideração”, declara Mario. Com esse modo de trabalho, até os clientes passaram de pai para filho, netos e novos apareceram. A próxima geração a assumir a empresa é Maikel, filho de Mário. Com preços competitivos, a loja não sofreu concorrência por parte das grandes lojas, pois o público nesse ramo é cativo.