Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 06:25:35
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Geral

Comunidade Nª Sra. de Fátima conta com ajuda da população para construção de capela

Para arrecadar dinheiro e ajudar na construção da capela são feitos vários eventos durante o ano, além das contribuições espontâneas com o Carnê de Colaboração do Metro Quadr

Comunidade Nª Sra. de Fátima conta com ajuda da população para construção de capela

No último dia 13 de maio foi comemorado pelos seguidores do catolicismo o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima. A comunidade da Capela Nossa Senhora de Fátima teve mais motivos ainda para comemorar, visto que estão construindo um templo para louvar a Deus. A comunidade hoje é frequentada por cerca de 250 pessoas.

Segundo o coordenador da Conselho Comunitário Pastoral (CCP), Marcos Vinicius Mazon, em março de 2003, em virtude do trabalho religioso desenvolvido há muito tempo por vários moradores dos bairros Vila Elizabeth, Vila Otto, Razera e Jardim Anchieta, e para incentivar ainda mais as crianças que participavam da catequese, surgiu a ideia de formar uma comunidade. “A preparação para este passo tão importante começou com uma reunião na casa de um dos membros da comunidade com alguns moradores. Depois de muitas outras reuniões a ideia amadureceu, e assim foi formada a comunidade, que após uma votação, foi denominada Nossa Senhora de Fátima, tendo como co-padroeiro São Francisco de Assis.”

Após passar por dois locais de culto emprestados por fiéis, a comunidade concluiu que precisava ter o seu próprio lugar. “Após muito empenho e dedicação, foi adquirido um terreno. Porém este terreno era pequeno para atender as necessidades da capela. Foi neste momento que a comunidade contou com a ajuda de um dos fiéis para trocar o terreno por outro maior”, conta Marcos Vinicius.

Depois de muito trabalho para arrecadar fundos, em dezembro de 2006, começou a construção do barracão, que com a ajuda de toda a comunidade de Campo Largo foi inaugurado em maio de 2010 e recebeu o nome de Centro de Eventos Adhayr Chemin Gadens, entretanto ainda faltava a capela para as celebrações.

Em 2013 foi dado início aos estudos e projetos para posterior início das obras da capela. Enquanto isso, a realização de festas e eventos se dava continuidade. Em Fevereiro de 2016 foram iniciadas as obras. “Atualmente a capela está com a cobertura pronta e a parte do piso (contrapiso) realizado. A obra está parada, pois todo recurso financeiro que existia foi gasto e efetuado empréstimos para se conseguir levar a obra até onde está hoje. Todo o lucro de eventos realizados, são destinados para pagar as dívidas”, explica Marcos.

Arrecadação
Para arrecadar dinheiro e ajudar na construção da capela são feitos vários eventos durante o ano. Entre eles estão as realizações de festas da padroeira da capela no mês de maio e do co-padroeiro em outubro, são realizados Tarde ou Noite do Pastel, Festival de Prêmios, Rifas de Páscoa e Natal, entres outros. A comunidade também conta com a participação de pessoas voluntárias que ajudam em festas e eventos, além das contribuições espontâneas com o Carnê de Colaboração do Metro Quadrado.

A totalidade desta contribuição é destinada para a construção da capela. O carnê pode ser retirado e pago no escritório paroquial da Matriz Nossa Senhora da Piedade, Loja Sal da Terra ou antes da missa na Capela todo sábado às 17h, e tem a opção de três valores mensais. As Doações Espontâneas podem ser efetuadas no Banco Sicredi - Agência 0725 Conta 0218-6.

Comemoração
No último dia 13, foi comemorado o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima e na capela foram realizados dois dias de tríduos preparatórios e uma missa festiva. No dia 07 de maio foi realizado o tradicional almoço e à tarde um Festival de Prêmios. Na data da comemoração, foi realizada uma celebração, que deixou o salão da igreja lotado de fiéis.