Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 04:55:58
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Conselho de Sanidade Agropecuária

30-10-2009

Na reunião foi destacada a importância da agropecuária para todo o país.

Conselho  de Sanidade Agropecuária

30-10-2009

Em reunião na manhã de quinta-feira, 29, foram escolhidos os conselheiros e diretoria do Conselho de Sanidade Agropecuária de Campo Largo, que foi criado em setembro deste ano. Foram estabelecidas metas e vão seguir um planejamento para implantação no município.
     Aurelino Menarin Junior, que está auxiliando a criação dos Conselhos em todo o Paraná, explica que já existiam Conselhos intermunicipais, que abrangia cerca de seis municípios cada um, mas resolveram implantar um em cada cidade, totalizando 399 em todo o Estado. Assim conseguem prestar um atendimento individualizado, podendo resolver melhor o problema específico de cada lugar, sempre com apoio de órgãos e Secretarias.
      Segundo a presidente do Conselho, Vera Abage, o objetivo é garantir e controlar a saúde animal e vegetal, criar um sistema de defesa para a agropecuária. O engenheiro agrônomo Miguel Alves completa dizendo que é preciso sanidade para que o Paraná continue sendo um grande exportador de alimentos. Ele exemplifica contando um caso de praga que pode acabar com toda uma atividade agrícola, por isso é importate o constante cuidado e prevenção. Ele comenta que muitos rebanhos não são vacinados e não há como ser um grande produtor se não estiver nas condições exigidas.
     Além do Conselho, o secretário Lino Petry diz que foi criada a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente em Campo Largo para dar prioridade à área rural, que é três vezes maior em território que Curitiba. O município destaca-se pela produção de feijão, batata, cebola, madeira (pinus e eucalipto), maçã, pêssego, uva e morango. O Paraná é o estado brasileiro que mais produz milho, trigo e frango. Em todo país, a agropecuária resulta em 36% das exportações, destacando-se, então, a sua importância.