Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 08:12:16
EM CAMPO LARGO  | 22º
Geral

Consumo de chás é o caminho mais fácil para manter a hidratação em dia durante o inverno

O chá além de ser uma bebida saborosa, também é um excelente meio de prevenir e tratar doenças. Fitoterapeuta explica que o açúcar corta os princípios-ativos dos chás, então quand

Consumo de chás é o caminho mais fácil para manter a hidratação em dia durante o inverno

Teve início, no último dia 21, a estação mais fria do ano, o Inverno. Nessa estação é muito comum que as pessoas não tomem água com muita frequência, justamente pelo frio e por sentir menos sede. Porém, é de suma importância que o corpo esteja hidratado para um bom funcionamento dos órgãos e também para prevenir doenças.

Uma saída para manter o corpo hidratado durante essa época é beber chás quentes. “O chá além de ser uma bebida saborosa, também é um excelente meio de prevenir e tratar doenças”, é o que aconselha Luciano Perussulo, fitoterapeuta com formação em Terapias Corporais Naturais.

Para facilitar o caminho para o “mundo dos chás”, Luciano conversou com a Folha de Campo Largo, deu algumas dicas e explicou as funções das ervas. A sua primeira dica é o anis-estrelado, que tem sabor um pouco mais adocicado, ótimo para ser misturado a outras ervas. “O anis-estrelado tem propriedades relaxantes e também é bom para prevenir e tratar de gripes. Inclusive o princípio ativo do Tamiflu, remédio famoso por tratar a gripe H1N1, vem do anis-estrelado. Além disso, essa chá também é bom para tratamento de problemas digestivos”, explica Luciano.

A famosa camomila também é indicada pelo fitoterapeuta, pois ajuda na recuperação de doenças, regula a função digestiva, enxaquecas e também é um calmante natural. Outra indicação é a calêndua, um excelente antialérgico e ameniza sintomas da bronquite, por exemplo. “Existe o chá da gripe que é composto de guaco, poejo, tansagem, equinácea - trata a gripe, aumenta a imunidade e evita crises de rinite, por exemplo”, aconselha. Junto com o chá é importante tomar própolis, para prevenir e tratar a gripe.

O hibiscus ou rosella é um dos chás mais famosos do inverno. “O hibiscus é antifebril, digestivo e emagrecedor. É possível fazer um quentão de hibiscus, com cravo, canela, gengibre e maçã, que faz com que o gosto fique bem próximo ao do quentão”, diz. “Outro chá bem procurado para esquentar os dias frios é a erva-cidreira, além de ser um ótimo calmante”, completa.

Para aqueles que irão tomar o chá com propriedades terapêuticas, Luciano faz um alerta. “Não pode adoçar. O açúcar corta os princípios-ativos dos chás, então quando está fazendo um tratamento à base de chás não se adoça. Até pode colocar um pouco de mel, mas ainda assim é preferível tomar ele puro”, aconselha.

Gestantes e crianças
Luciano explica que mulheres grávidas não devem tomar chás. “Não é indicado principalmente durante o primeiro trimestre de gestação. Após esse período a mulher pode pedir uma orientação médica para a ingestão de chás como erva-cidreira, melissa, porém exige muito cuidado.”

Os pais também devem cuidar com os chás das crianças. Ele não pode ser muito forte, especialmente para crianças que ainda mamam. “É só um ‘pouquinho’ mesmo, uma ‘pitadinha’ de erva, ele não pode ficar muito forte. Se você perceber que o chá está forte, aconselho a dividir a quantidade e adicionar água até ficar ideal”, orienta.

Pele hidratada
Luciano recomenda o óleo de coco para a hidratação de crianças e adultos, esse que pode ser passado na pele e nos lábios. O óleo de gergelim é indicado para massagens nessa época, pois é um óleo que esquenta bastante e ativa a circulação.