Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 03:29:20
EM CAMPO LARGO 16º | 27º
Geral

Cooperativa Bom Jesus comemora 65 anos de fundação e 22 em Balsa Nova

A Cevada está tomando conta dos planos dos agricultores de Balsa Nova, sendo toda a produção hoje calculada em 80 mil sacos/ano.

Cooperativa Bom Jesus comemora 65 anos de fundação e 22 em Balsa Nova

Nesta quinta-feira (13), a Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, da Lapa, comemorou 65 anos de fundação, com números que impressionam. Ela tem sedes em 13 municípios do Paraná e já está investindo no fomento da produção agrícola em Mafra, Santa Catarina, despontando como uma cooperativa em franco crescimento, com os seus mais de cinco mil associados. Em Balsa Nova, a Cooperativa Bom Jesus comemora esse ano o seu 22º aniversário, se destacando como uma das mais importantes cooperativas da região.

Foi em 1993 que a prefeitura de Balsa Nova construiu uma sede para abrigar a Associação dos Produtores Rurais, para fomentar a produção agrícola no Município. Não deu certo e, em 1995, a Cooperativa Bom Jesus assumiu a unidade em regime de Comodato, até que em 2012 adquiriu, definitivamente, a unidade que tem capacidade para armazenar 200 mil sacas de cereais. Em 2014, a Bom Jesus comprou outra unidade de armazenamento na cidade, com capacidade para armazenar 400 mil sacas.

Um dos objetivos principais da Bom Jesus é fomentar a geração de renda do produtor rural. Foi isso o que ela fez, e faz, em Balsa Nova, como nos demais municípios nos quais atua. Hoje com 380 associados em Balsa Nova, a Bom Jesus produz, principalmente, Soja, Milho e Cevada. Mas no começo, no Município, o carro-chefe era o Milho, seguido do Feijão e da Batata. A Cevada, entretanto, está tomando conta dos planos dos agricultores de Balsa Nova, sendo toda a produção hoje calculada em 80 mil sacos/ano, vendida para o grupo cervejeiro Petrópolis.

Marcelo Luiz Kosinski, Engenheiro Agrônomo e chefe do escritório da unidade em Balsa Nova, acredita que o potencial de produção de Cevada em Balsa Nova pode chegar a 300 mil sacas/ano, se todos os quatro mil hectares disponíveis no Município sejam cultivados. O novo produto de Balsa Nova, pode, num futuro próximo, ser levado diretamente a uma Maltaria, do grupo Petrópolis, que deve se instalar em Araucária nos próximos anos.