Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 02:32:17
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Geral

Empresa de Ônibus

A Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Piedade (Empresa de Ônibus Campo Largo) completou 35 anos e comemorou em grande estilo.

Empresa de Ônibus

A Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Piedade (Empresa de Ônibus Campo Largo) completou 35 anos e comemorou em grande estilo com um coquetel para amigos, parceiros e imprensa, além de fazer uma apresentação de todo o histórico da empresa, mostrando a evolução e missão de trabalho.
     O nome da empresa é em homenagem a Padroeira do município e suas atividades começaram em 1974, com três ônibus atuando em três linhas e com seis funcionários. A diretora presidente da empresa, Marli Carleto, comenta que nestes 35 anos se remeteram ao passado que teve muitas histórias e uma exigência de investimentos e tecnologias. “Foram muitos desafios, trabalho, dedicação e perseverança, graças às pessoas que sonharam e se dedicaram”, afirma.Ela brinca ao contar que no início o mecânico também varria o pátio, o cobrador limpava o ônibus, a máquina de calcular era à manivela, entre outros.
     Em 1985 os ônibus foram padronizados com a cor azul e em 1997 foi feita a integração do sistema de transporte de Campo Largo com uma única tarifa. Investiram em uma nova frota com cor amarela, se tornou uma empresa informatizada, baseada em processos de qualidade e realizou treinamento de funcionários também com foco em qualidade de vida, tendo como missão transportar pessoas com excelência e conforto.
Em 2006 foi implantando o sistema de bilhetagem eletrônico, com o cartão Cidadão, o que oferece mais segurança e agilidade no atendimento. Todo este trabalho resultou no crescimento da empresa, que hoje tem cinco milhões de usuários por ano e dois milhões de quilômetros rodados, uma frota de 35 ônibus urbanos, 51 escolares, atende 16 linhas e possui 160 colaboradores.
A gestão é baseada em ética e transparência, respeitando sempre o meio ambiente. Hoje visam a sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, compromisso e qualidade, resultando em 93% de aprovação dos usuários, segundo pesquisa realizada em 2008.
     Em maio deste ano ficaram prontas as instalações da Ecogaragem, na Avenida Tritec. Ela foi projetada, desde estudo do solo, com departamentos independentes, uso da luz natural, controle de consumo de energia, forma de circulação interna dos veículos para evitar acidentes, uso de água de poço artesiano até estrutura para o reuso de água da chuva.
     Segundo o diretor superintendente Rodrigo Carleto, a Ecogaragem é a materialização de um trabalho contínuo, das experiências e ensinamentos. É mais que um sonho realizado, trata-se de cultura, valores e princípios e que hoje faz com que se sintam preparados para enfrentar os desafios do sistema de transporte em Campo Largo. Uma das metas é ter um processo sustentável para não gerar mais custo aos usuários como também para não afetar as gerações futuras de suprirem suas necessidades.
     Outro objetivo é a mobilidade urbana. Há cerca de quatro anos e 10 meses mantém uma tarifa de R$ 1,50 e segundo Rodrigo, Campo Largo hoje vive uma realidade diferenciada de muitos outros municípios. “Temos um orgulhoso imenso em fazermos esta diferença”, completa. Cerca de 75% da frota possui acessibilidade, os ônibus dispõem de sistema moderno de bilhetagem e há câmeras de monitoramento no Terminal.
     A Piedade é pioneira do grupo Melissatur, que foi criado em 1985 e ainda tem a Viação Tamandaré, Autoviação Antonina e Empresa de Ônibus Campo Largo (nome criado em 1997).