Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 06:23:41
EM CAMPO LARGO 16º | 27º
Geral

Empresas familiares

Campo Largo, a Capital da Louça, recebeu esse título pelo grande número de empresas instaladas nas rodovias na BR 277 e BR 376

 


Empresas  familiares

Campo Largo, a Capital da Louça, recebeu esse título pelo grande número de empresas instaladas nas rodovias na Br 277 e Br 376 e por ter uma condição geológica satisfatória para a fabricação de produtos que tem como matérias-primas granito e gnaisse, calcário, dolomitos, quartzitos e filitos, e por ter terras argilosas.
Atualmente o município conta com cerca de 25 empresas ligadas ao ramo da louça, que geram em torno de 12 mil empregos, entre diretos e indiretos. Muitas das empresas em funcionamento são familiares e uma tradição de muitos anos.
     Em 1977 o casal José Ripka Ribeiro e Rosália Kulig Ribeiro fundaram a Decalcomanias no bairro Itaqui, a ideia de criar a própria empresa veio da bagagem adquirida durante os vários anos de trabalho na Porcelanas Schmidt. Rosália trabalhou como decoradora na Schmidt dos 14 aos 28 anos.
     No início, a Decalcomanias trabalhava com a decoração de produtos comprados de outras empresas, durante 11 anos teve essa finalidade. Mas visto a necessidade de oferecer melhores produtos aos clientes, em 1988 foi criada a Grejj Graus.
     Primeiramente a atuação foi no campo da cerâmica com a produção de objetos de decoração em geral. Após alguns anos passaram a grês-cerâmica e há cerca de quatro anos a produção está direcionada a porcelana. Durante pouco mais de duas décadas de fundação a empresa teve uma grande evolução na variedade de produtos. 
     As duas empresas trabalham em parceria, sendo uma responsável pela fabricação e a outra pela decoração. A Decalcomanias é gerenciada por Gerson Ribeiro e a Grejj Graus pelo irmão Edson. A decoração das peças acontece de forma artesanal, e segue as tendências do mercado.

Crescimento da empresa
     Quando fundaram a Decalcomanias, Edson era ainda criança “eu cresci e trabalhei na empresa desde cedo”, comenta. A mesma situação vivida pelos filhos de Edson, Vinícius e Larine, a próxima geração a administrar a empresa. “Meu filho começou a ir para a fábrica com uno de idade, e a Larine com 40 dias, saem cedo de casa junto conosco, vão para a escola e depois vem a fábrica”, comenta Edson.
     Na loja da fábrica quem gerencia é a sua esposa, Niuzete e seus filhos sempre estão juntos para acompanhar o direcionamento da empresa. Por ser uma empresa familiar, Edson declara que tanto o patrimônio financeiro da empresa, assim como os clientes precisam ser preservados. “Sempre nos focamos a oferecer um produto de qualidade e conquistar novos clientes, com um bom atendimento”, diz o proprietário.
     A empresa vende os seus produtos para praticamente todos os estados, exceto Amazonas. Os negócios acontecem a partir da Feira da Louça e também pela Internet, onde há muitos anos tem um site. Com um total de 16 funcionários a Grejj Graus fabrica em torno de 600 itens e tem uma grande diversidade de decoração.
     Para Edson, Campo Largo pode ser reconhecido como Capital da Louça, pois com a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Louça as pequenas empresas podem ser fortalecidas para serem competitivas no mercado nacional.
     Todo ano, a procura por modelos de produtos muda, “depende muito do que aparece em novela, é modismo. Se você tem um produto parecido com aquele que aparece na novela, você vai vender bem”, declara. Esse ano, por exemplo, bules foram muito vendidos.
     Anualmente a empresa fabrica 600 e 700 mil peças entre porcelanas branca e decorada, esse ano foram lançados 35 novos itens e que estão vendendo muito bem. Para ver as tendências, o empresário costuma visitar seguidamente feiras em São Paulo e conferir novas cores e desenhos.