Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 08:27:31
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Geral

Esculturas gigantes na Praça do Museu

Esculturas gigantes na Praça do Museu

01/12/2016

No dia 28 de novembro a Praça Getúlio Vargas, mais conhecida como Praça do Museu, ganhou um conjunto de esculturas gigantes. A exposição nomeada “Um recado para o Mundo” representa o trabalho realizado na oficina de Artes Plásticas do projeto Tetear (Tempo de Temperar Arte), ministrada pelo professor Toto Lopes. As peças ficarão expostas até o dia 10 de janeiro de 2017.

A obra representa duas crianças e uma planta, tem aproximadamente três metros de altura e seis metros de largura todo o conjunto. Tanto a ideia e a confecção foram feitas pelas 95 crianças que participaram da oficina, com o objetivo de chamar atenção para os cuidados com a natureza, as esculturas vão representar as crianças regando a planta, simbolizando o zelo pelo Planeta.

“Os alunos tiveram a iniciativa deste tema depois de definirmos com a Parabolé, produtora do Tetear, que faríamos esculturas. As crianças demonstraram suas preocupações através de desenhos e conversas. Como professor, reuni todas as informações e surgiu então o caminho que todas queriam, dar um recado para o Mundo“, explica Toto Lopes.

Segundo o professor, cada aluno deixou sua mão, sua marca nas esculturas, como um sinal de pare e repense. Enfatizando os assuntos propostos pelos alunos, como violência, pobreza, guerras, desmatamento, água, ar, diferenças, discriminação e administração política. Além da discussão sobre o tema, professor e alunos também elaboraram desenhos, estudaram cores, estudaram materiais de confecção e pintura antes de iniciarem a produção.

O Tetear é um projeto sociocultural de formação artística que revela e ajuda a desenvolver o potencial criativo dos participantes. Só é viável a realização em função de patrocínios, especialmente da Caterpillar. Hoje possui cerca de 400 alunos, em cinco diferentes modalidades de oficinas, explica Nélio Spréa, idealizador do projeto. Os participantes do projeto têm idades entre 7 a 17 anos, e são alunos de escolas públicas ou cadastrados em projetos sociais.