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Especialista dá dicas para empresários conseguirem um bom final de ano

Especialista dá dicas para empresários conseguirem um bom final de ano

28/11/2016

As vendas de final de ano não foram muito promissoras para os comerciantes em 2015 e em 2016 não está sendo diferente. Segundo um levantamento sobre gastos e comportamentos do consumidor, feito para a época do Natal pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) existe uma queda na intenção de gastos em 5% em comparação com o Natal de 2015. A previsão de gastos médios por pessoa ficou em torno de R$ 465.

Para conseguir contornar essa crise, o professor do IFPR de Campo Largo, Edmundo Pozes da Silva, dá algumas dicas para alavancar as vendas nesse final de ano. “Investir em inovação, em novas tecnologias, em funcionários mais capazes e produtivos. O mundo atual requer atenção. Qualquer deslize causará a falência da empresa. Buscar novos mercados, manter baixo estoque, evitar dívidas bancárias também ajudam muito.”

O pagamento do 13º salário também deve estar dentro dos planejamentos da empresa. “Quem deixou para pagar agora, sem ter feito reservas, vai encontrar dificuldades para honrar o pagamento. Percebo que muitas empresas não se planejam financeiramente e, mais cedo ou tarde, perecerão por isso.  O foco é planejamento, antevendo as dificuldades possíveis”, recomenda.

De olho em 2017
Segundo o Banco Central, a previsão para a economia em 2017 é melhor do que foi previsto para 2017, com uma queda de inflação de 5,14%, prevista para o fechamento de 2016, para 5,12%, pequena, porém significativa e uma maior valorização do Produto Interno Bruto (PIB), que poderá chegar a 1,2%.
Entretanto, é importante estar preparado para possíveis instabilidades financeiras em 2017. “Em tempos de crise é necessário ser arrojado, ter a mente aberta e lançar produtos ou serviços mais flexíveis, inovadores. O mercado é extremamente competitivo e não há mais espaço para empresários muito conservadores. Planejem sua empresa, principalmente na visão do marketing e sob a ótica financeira. Crie um clima organizacional e ofereça valores levemente acima do mercado para que possa captar e manter os melhores”, finaliza.