Sabado às 20 de Abril de 2024 às 09:50:17
EM CAMPO LARGO  | 23º
Geral

Falta de qualificação ainda é uma das maiores barreiras para o emprego novo

Algumas vagas que exigem experiência ou qualificação profissional estão
abertas há mais de dois meses por falta de candidatos adequados

Falta de qualificação ainda é uma das maiores barreiras para o emprego novo

O emprego é uma das maiores preocupações para aqueles que estão empregados e principalmente para que buscam uma oportunidade. No Brasil, o desemprego atinge 12,6 milhões de pessoas, que ainda buscam ofertas de trabalho. A Agência do Trabalhador de Campo Largo realiza em média 275 atendimentos por dia e está em 5ª colocação no ranking da Agências do Estado do Paraná entre as que mais fazem encaminhamentos e oferecem vagas. Contudo, o desemprego é uma realidade na cidade ainda, bem como a falta de qualificação e experiência que impede muitos dos cidadãos a alcançarem essas vagas.

Esse reflexo foi apresentado à Folha de Campo Largo pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Germano Krueger, e o gerente da Agência do Trabalhador, Edison Garrett. Eles contam que grande parte das pessoas que vão à instituição hoje têm idades entre 30 e 60 anos, buscam vagas em fábricas, especialmente como auxiliar de produção, possuem primeiro grau completo – algumas não chegaram a completar o Ensino Fundamental. “A grande questão é que hoje os estabelecimentos que oferecem vagas seguem um padrão de exigência na hora de contratar, inclusive pedem Ensino Médio completo, alguns cursos de qualificação ou experiência prévia. Não temos como enviar uma pessoa que não se encaixa nos padrões para uma entrevista”, explica Edison, gerente da Agência.

Ele conta ainda que há vagas abertas há dois meses esperando profissionais qualificados, mas que não aparecem para preenche-las. Alguns exemplos são vagas como balconista de açougue, confeiteiro, soldador, serralheiro, marceneiro e outras, que exigem um conhecimento prévio para a contratação.

Edison explica ainda que, em conversa com proprietários dos estabelecimentos comerciais da cidade, muitos dizem que antes de ser aberta a vaga para o grande público procuram por colaboradores que possam ser treinados e realocados em função melhor, com remuneração maior – muitas vezes, porém, alguns enfrentam resistência dos próprios colaboradores em realizar essa transição e, quando abrem essas vagas, encontram dificuldades para preenchê-las.

No resumo deste ano, a Agência do Trabalhador já realizou 4.749 encaminhamentos de trabalhadores para vagas de emprego, recolocando 972 pessoas no mercado de trabalho – tanto em empresas campo-larguenses, como de Curitiba e Região Metropolitana - sendo mais de 600 vagas dessas em Campo Largo. Atualmente estão abertas 52 vagas variadas para moradores de Campo Largo, que exigem conhecimento ou experiência prévia na profissão e mais 10 vagas para moradores de Campo Largo e Balsa Nova. Já foram emitidas 275 carteiras de trabalho – entre novas e segunda via, e diariamente são feitos 20 atendimentos para seguro-desemprego – agendamento disponível no site https://empregabrasil.mte.gov.br/.
“Nós trabalhamos para estar em constante comunicação com as agências da RMC e da própria capital, além de contato com as empresas locais para saber se não há aberturas. Uma pessoa que está procurando emprego pode ir à Agência todos os dias, ver se não abriu uma vaga que possa encaixá-la”, diz Edison.

A partir da próxima segunda-feira (04), passará a funcionar um posto avançado da Agência do Trabalhador no Centro Administrativo da Ferraria. É um projeto piloto que irá atender às demandas da região para encaminhamento de vagas. Neste primeiro momento, a unidade irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30. Gradativamente, outros serviços poderão ser implantados, caso o projeto seja de fato estabelecido.

Novas oportunidades à vista
O secretário Germano Krueger disse ainda que a cidade tem sido atraente aos investidores, que estão vendo possibilidades de iniciar seus negócios na região e que isso acaba gerando novas aberturas de emprego e aquecendo a economia local. “Um exemplo é a nova loja que abriu há alguns dias, cuja contratação foi dado preferência para moradores de Campo Largo. São mais 40 pessoas recolocadas no mercado de trabalho. Há planos futuros para abertura de novos empreendimentos, o que deve gerar mais postos de trabalho. No entanto é preciso que a população esteja atenta à profissionalização”, enfatiza.

Krueger segue explicando que com frequência há aberturas de cursos para capacitação promovidos por meio de parcerias, sendo uma forma de manter os campo-larguenses atualizados. “É preciso que a população esteja atenta às vagas desses cursos que são publicadas tanto no site da Prefeitura, como também nos jornais locais, faça a sua inscrição e compareça ao curso para que possa aprender e receber certificação”, orienta.

Disponibilidade e compromisso
Existem situações que são corriqueiras dentro da Agência, como as questões de disponibilidade e compromisso dos candidatos. Conforme contam, há pessoas que, mesmo se encaixando na vaga e buscando a recolocação há algum tempo, com o benefício do auxílio-transporte, preferem não aceitar o encaminhamento por ser uma vaga distante de onde mora – ainda que na mesma cidade.
Outra situação é ser encaminhada para a vaga – geralmente as vagas têm um número limite de candidatos para serem avaliados – e não comparecem no dia da entrevista. “Essas são situações bem corriqueiras e até mesmo complicadas. Já aconteceu do contratante pedir dez encaminhamentos e no dia aparecerem duas pessoas apenas. Quem deixa de ir impede que outras pessoas tenham oportunidade também”, explica Germano.

Currículos nas empresas
Eles contam que grande parte das empresas acabam tendo um grande número de currículos entregues por pessoas interessadas e quando precisam preencher uma vaga recorre ao banco de dados disponível. Outros trabalham com a indicação de pessoas de confiança, feita pela própria equipe de colaboradores.

Porém, enfatizam que um empresário pode encurtar o processo de seleção ao divulgar as vagas na Agência, pois são enviados somente candidatos que atendem ao perfil, restando somente passar pela entrevista. Essa também é uma forma do Município saber quantas vagas abriram e quantos profissionais foram contratados. Para a abertura de vagas basta procurar a Agência do Trabalhador, que está localizada na Avenida Vereador Arlindo Chemim, 485 – Centro. Informações: (41) 3392-4500.