Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 10:44:35
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Geral

Garotinho autista de dez anos não tem banheiro e pede ajuda

Eric Kauã da Silva (10), pernambucano de nascimento, está morando em Campo Largo há pouco mais de oito meses, para onde veio com a família em busca de tratamento médico.

Garotinho autista de dez anos não tem banheiro e pede ajuda

Eric Kauã da Silva (10), pernambucano de nascimento, está morando em Campo Largo há pouco mais de oito meses, para onde veio com a família em busca de tratamento médico. Ele sofreu com falta de oxigênio ao nascer, cresceu só até aos 03 anos de idade (a idade óssea dele é de 03 anos), é autista e há seis meses foi atropelado, quebrou as pernas e o Ilíaco (bacia ou quadril) e teve sua saúde deteriorada. A família, muito pobre, mora em uma casa humilde, de madeira, no Meliane, sem nenhum conforto, nem banheiro.

O pai de Eric, Samuel Severino Vital, trabalha como faxineiro e o que ganha mal dá para alimentar a família e comprar alimentos e remédios especiais para o menino. Eric precisa de um banheiro especial, o dele fica fora da casa e ele não pode se locomover, faz xixi numa garrafa Pet e, para o “número dois”, como eles dizem, é um pouco mais difícil. Tomar banho, um trabalhão para a mãe Ladjane Maria da Silva, de 28 anos. O casal tem ainda mais três filhos que moram com a família no Meliane.

Solidariedade
Samuel, o pai de Eric, trabalha fazendo faxina no Fórum de Campo Largo, através de uma empresa terceirizada. O que ganha é pouco para sustentar a família e fazer as reformas que a casa necessita. O pessoal do Fórum, verificando a situação de necessidade do rapaz, realizou uma campanha para arrecadar recursos para ajudar Samuel e o menino Eric. A construção de um banheiro adaptado para Eric vai custar cerca de R$ 4.300,00 e no Fórum já conseguiram arrecadar R$ 2.500,00. Falta muito, ainda, e por isso a Reportagem da Folha entrou na campanha para não apenas construir o banheiro para Eric, mas para chamar a atenção da solidariedade dos campo-larguenses, arrecadar material de construção para ampliar a sua pequena casa, construir o banheiro e um quarto para ele e os irmãos, se possível.
Samuel trabalha muito, sempre com um sorriso no rosto, sem demonstrar as dificuldades pelas quais passa a sua família. Ele não é o pai biológico do menino, é padrasto, e mais que um pai, quer que o filho tenha um pouco mais de conforto e melhor qualidade de vida, e que sua mulher sofra menos, para cuidar da criança. Ele necessita de tijolo, cimento, pedra, ferro, piso, telha, portas, louça sanitária etc.

Recentemente uma chuva mais forte acabou com as telhas, causando ainda mais problemas para a família. Não foi ele que pediu ajuda, mas os colegas que viram a sua situação e resolveram ajudar.
A Reportagem da Folha de Campo Largo foi conhecer o pequeno Eric e sua família. A situação é grave, o menino precisa de ajuda, com urgência. Ele está em tratamento, no Hospital Infantil, tem Fisioterapeuta, Neuro e Médica de Crescimento, falta apenas a Fono. A Mãe, Ladjane, tem esperança de conseguir construir o banheiro e um quarto para o menino e os seus irmãos. Ajuda, ela diz que espera, sim, porque a situação da família é bastante difícil.

O menino necessita de leite comum, pode ser em pó ou em caixinha, muitas frutas e verduras. A imunidade dele é baixa e é necessária uma alimentação saudável. Por insistência da equipe da Folha, ela forneceu o número de uma conta bancária da família, para quem preferir ajudar doando dinheiro. O Banco é Caixa Econômica Federal, a agência é de Recife, mas eles movimentam a conta aqui mesmo em Campo Largo. Agência 0049, conta 013.022.6051-3. Qualquer valor será bem-vindo.

A família mora na Rua Ovídio Jorge Nogueira, nº 64, no Meliane, segunda rua atrás do CRAS-Meliane, uma rua de saibro, logo no começo, perto da pista da PR-423. O telefone de Ledjane é 9.8464.8101.