VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 18º | 27º
Quarta-feira | 21 de Fevereiro de 2018 12:10

Hemepar chama doadores para estoque no feriado do Carnaval

Para manter o nível dos estoques regulares, a Hemepar convida paranaenses e turistas que estiverem de passagem pelo Estado a doarem sangue antes e após o feriado de Carnaval

Por: Agência Estadual de Notícias

Para manter o nível dos estoques regulares, a rede de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) convida paranaenses e turistas que estiverem de passagem pelo Estado a doarem sangue antes e após o feriado de Carnaval. As 21 unidades de todo Paraná funcionam normalmente até sábado (10) e retornam na quarta-feira (14) a partir das 13 horas.

O diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, alerta que em feriados e datas comemorativas as coletas tendem a cair até 40%. Ele também destaca que entre o Natal e o Ano-Novo as doações foram necessárias para suprir a demanda, mas os doadores desse período ainda não estão aptos para uma nova doação.

“Existe uma preocupação, pois é uma data onde muitas pessoas viajam ou visitam nosso Estado. Fortalecemos os pontos de coleta durante a semana que antecede o Carnaval, mas precisamos que doadores também compareçam após as festas e demonstrem solidariedade, cidadania e amor com o próximo”, diz o diretor.

Hatschbach explica que as doações após o Carnaval também são importantes em decorrência da validade das plaquetas de sangue. “As plaquetas têm vida útil de cinco dias. As doações durante essa semana não garantem o estoque do feriado inteiro. A coleta do sábado (8), por exemplo, atende a necessidade até quinta-feira (15). Por isso, pedimos a colaboração e atenção nas doações feitas depois das comemorações”, acrescenta.

Uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Em 2017, foram coletadas 188.266 bolsas, um crescimento de 6% na comparação ao ano anterior. A hemorrede recebe 17 mil candidatos à doação por ano e, em média, 14 mil estão aptos a doar sangue. A rede também é responsável pelo atendimento de 2.135 pacientes portadores de doenças do sangue, como coagulopatias e hemoglobinopatias.

Dedicação

O Hemepar é responsável pelo abastecimento de quase 90% do estoque de sangue da rede pública. São 384 hospitais cadastrados que necessitam de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês, cerca de 700 a 800 por dia.

O administrador de empresas, Gabriel Henrique de Oliveira Mendes, conta que há algum tempo precisou de uma transfusão de sangue e agora é hora de retribuir. “Assim como eu precisei da doação um dia, outros hoje também estão nessa situação”. Ele acrescenta que é a primeira vez que doa sangue, mas já está marcando as próximas datas para continuar ajudando outras pessoas.

Quem faz três ou mais doações em um período de 12 meses tem direito ao certificado de doador fidelizado. O documento garante benefícios como meia-entrada em shows, cinemas, exposições e jogos, entre outros eventos culturais e esportivos.

Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. É preciso levar documento oficial com foto e menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

524 visitas








Sua Opinião