Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 07:51:22
EM CAMPO LARGO  | 22º
Geral

Horário de verão termina no próximo domingo

Os relógios devem ser atrasados em uma hora, a partir da 0h do próximo domingo (18), quando encerra o período de horário de verão 2017/2018, que tem como finalidade reduzir o consumo de energia elétrica entr

Horário de verão termina no próximo domingo

Os relógios devem ser atrasados em uma hora, a partir da 0h do próximo domingo (18), quando encerra o período de horário de verão 2017/2018, que entrou em vigor desde 15 de outubro e que tem como finalidade reduzir o consumo de energia elétrica entre 18h e 21h.

Essa menor influência observada pode ser explicada pelo fato de parcelas significativas das zonas sujeitas à medida têm intensificado o uso de equipamentos como o ar condicionado, como forma de aplacar o calor, elevando a demanda pela energia elétrica. Ainda que já dispensem as lâmpadas incandescentes, substituindo-as por modelos mais econômicos.

No final do ano passado, o governo federal sinalizou para a possibilidade de abolir o horário de verão, por não haver consenso quanto à relação com a economia de energia elétrica. Apesar disso, acabou apenas abreviando o período 2018/2019 em duas semanas, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para facilitar a apuração dos votos das eleições. Com isso, o horário de verão de 2018 passará a ser adotado no primeiro domingo de novembro.